6 coisas que não deve limpar com vinagre

Este excelente aliado das limpezas lá de casa não pode ser usado em tudo! Veja as 6 coisas que não deve limpar com vinagre.

6 coisas que não deve limpar com vinagre
Nem sempre pode usar este produto multifacetado

O vinagre é excelente a remover determinadas nódoas, a lavar janelas, a limpar eletrodomésticos e em muitas outras situações. Além disso, é barato e natural. Mas limpar com vinagre nem sempre é o mais indicado, devido à sua acidez. 
 

Vinagre: situações em que não o deve usar para limpar


Balcões de granito e mármore

A acidez do vinagre pode causticar a pedra natural, por isso deve evitar o seu uso nos balcões da cozinha ou mesmo na louça de casa de banho se forem feitos de mármore, granito ou mesmo outras pedras naturais. Opte por produtos menos agressivos, como um detergente líquido com água morna.



Azulejos ou mosaicos de pedra

Tal como nos balcões referidos anteriormente, os azulejos e mosaicos feitos de pedra, muito comuns nas casas de banho e cozinhas por exemplo, não suportam bem a acidez do vinagre. Também se deve evitar, para estas superfícies, o amoníaco.



Nódoas ou manchas de ovo

Se deixar cair um ovo ao chão, não tente limpar com vinagre. A acidez do vinagre fará com que o ovo coagule e isso fará com que a mancha provocada pelo ovo seja muito mais difícil de remover. Nesses casos, a rapidez é fundamental: quanto mais depressa limpar, mesmo apenas com um pano húmido, a mancha provocada pelo ovo, mais facilmente ela sairá.



Ferro de engomar

O vinagre pode danificar as peças do interior do seu ferro, por isso, ainda que tenha ouvido falar nas propriedades benéficas para a limpeza no geral do vinagre, não verta este líquido para dentro do ferro para limpá-lo ou refrescá-lo. Para proceder à limpeza correta do seu ferro deve seguir as indicações do fabricante.



Soalhos de madeira

Embora algumas pessoas sejam da opinião de que não há problema limpar com vinagre soalhos em madeira, outros afirmam que o vinagre danifica o tratamento e acabamento da madeira. Sendo assim, será melhor usar produtos específicos para a limpeza de madeiras ou, se quiser mesmo usar vinagre, diluí-lo bem em água.



Algumas nódoas mais teimosas

As nódoas provocadas pela relva, por tinta de esferográfica, por certos gelados ou por sangue não costumam sair com vinagre. Normalmente, estas nódoas penetram rapidamente nos tecidos, o que dificulta a sua remoção, mesmo usando o vinagre. Conheça outras alternativas mais eficazes para removê-las

À exceção destas seis coisas, o vinagre é de facto muito útil nas limpezas domésticas. Use-o co conta, peso e medida!

Veja também: