AUMENTe AS sUAS PROBABILIDADES DE ARRANJAR EMPREGO!

4 Coisas que não pode dizer ao seu chefe

Conheça algumas das coisas que não pode dizer ao seu chefe no local de trabalho para evitar problemas.

4 Coisas que não pode dizer ao seu chefe
As relações com as chefias são sempre “matreiras” por isso evite cair nas “armadilhas”.

Já alguma vez pensou na sua relação com as suas chefias? Na forma como se comporta ou fala com elas? Seja pela personalidade, atitudes ou anos de convivência a verdade é que a sua relação com o seu chefe pode tornar-se mais relaxada, mas isso não significa que possa dizer tudo o que lhe vem à cabeça.

A verdade é que embora as formalidades e barreiras no local de trabalho tenham vindo a ser quebradas e os ambientes laborais se estejam a tornar (tendencialmente) cada vez mais relaxados ou descontraídos, há limites. E para evitar problemas, o melhor é saber quais as frases que não pode dizer ao seu chefe.


As frases proibidas

Por muito “porreiro” que possa ser o seu chefe, há algo que não deve esquecer nunca: ele (ou ela) é seu chefe. E mesmo que tenham uma relação de amizade (fora do ambiente de trabalho) o melhor é não misturar “as águas”. Lembre-se que independentemente da informalidade do seu ambiente de trabalho, deve manter sempre uma postura profissional. E se há conversas que não deve ter no local de trabalho com os seus colegas, também há coisas que não pode dizer ao seu chefe. Veja alguns exemplos:

1. “Isso não faz parte do meu trabalho/das minha funções”

A sério que vai mesmo cair nesse erro? Se o seu chefe lhe pede para desempenhar uma tarefa então ela passa a fazer parte das suas funções. Aliás, não existem descritivos de funções estanques, muito menos nos dias que correm. O seu sucesso profissional depende de vários fatores e a sua flexibilidade é um deles. Não se negue a completar uma tarefa, por achar que é inferior ao seu perfil ou porque simplesmente não está listada nas suas funções. A única razão para se recusar a cumprir uma ordem é se não souber como o fazer e mesmo assim deve ter atenção à forma como o faz. Seja cauteloso e, se for esse o caso, fale com o seu chefe e assuma que não sabe como completar a tarefa que ele lhe confiou. É preferível pedir ajuda a recusar-se a fazer algo.

2. “A culpa não é minha”

Que idade tem mesmo? Isto não é um argumento de um adulto e muito menos de um profissional. Se errou, assuma o seu erro, tente corrigi-lo e aprenda com ele. A sua função enquanto profissional não é “sacudir a água do capote”, mas sim encontrar soluções. 

3. “Isso é impossível”

Na lista das coisas que não pode dizer ao seu chefe, esta ocupa um lugar cimeiro. Nada é impossível, pelo menos não de analisar a ideia/projeto. Antes de dizer algo tão peremptório convém dedicar algum tempo a analisar as possibilidades em cima da mesa. Não pode simplesmente dizer que algo é impossível sem antes ponderar a ideia. Além disso, nenhum chefe gosta de ter um colaborador derrotista (pelo contrário). Não queira ser visto como um profissional passivo e pessimista. Esforce-se por concretizar o projeto apresentado e por levá-lo ainda mais longe. Aceite e abrace os desafios. Mesmo que não consiga, pelo menos tentou. 

4. “Não suporto trabalhar com…”

Mais uma vez, já não é nenhuma criança, por isso não use argumentos infantis. Recusar-se a trabalhar com “fulano ou sicrano” poderia ser válido, se estivéssemos a falar de um jardim-de-infância, mas não é o caso. Obviamente nem todos temos personalidades compatíveis, mas ninguém lhe pede que seja o melhor amigo dos seus colegas de trabalho, apenas que ultrapasse possíveis “conflitos de personalidade” para poder trabalhar com eles e, obviamente, fazer o seu melhor trabalho. Além do mais, o seu chefe tem mais do que fazer do que estar a lidar com “birras”


Estabelecer limites onde eles devem existir

Os exemplos acima mostram como é fácil caminhar na direção errada e dizer tudo o que não deve. Mas além dos enumerados há vários exemplos de coisas que não pode dizer ao seu chefe, sob pena de estar a sabotar o seu sucesso profissional.

Lembre-se que mesmo que tenha uma ótima relação com o seu chefe, há limites que deve estabelecer. E no seu local de trabalho, deve ser o mais profissional possível e ter uma conduta irrepreensível.


Veja também: