17 coisas que não sabia sobre o NOS Alive

Ano após ano, o NOS alive torna-se num dos maiores festivais do mundo. A edição de 2016 promete bater todos os recordes.

17 coisas que não sabia sobre o NOS Alive
O NOS Alive em factos e números

Nos últimos anos o NOS Alive tem cimentado o seu lugar entre os grandes festivais da Europa. Todos os anos, dezenas de milhares rumam ao Passeio Marítimo de Algés em Oeiras, para assistir aos concertos das algumas das maiores estrelas do firmamento musical. Este ano também não será exceção.

Mas o festival não é só o conjunto de grandes nomes que sobe aos diferentes palcos. O Nos Alive é uma máquina bem oleada com números impressionantes e que hoje lhe apresentamos, para ajudar a compreender um pouco melhor a dimensão do evento.


17 segredos sobre o NOS Alive


Sabia que a edição de 2016 é a primeira a contar com um palco só dedicado ao fado?

Sabia que nesta edição o palco Clubbing tem um dos dias dedicado inteiramente à música nacional?

Em tempo de Campeonato Europeu sabia que um relvado artificial foi instalado em frente ao palco principal, para acabar com as queixas de pó e lama de alguns festivaleiros?

Ao longo destes anos todos, sabia que nas nove anteriores edições assistiu-se a um total de 747 concertos que duraram mais de 430 horas?

NOS Alive

Após nove edições, fazia ideia que mais de 1,7 milhões de pessoas já entraram no recinto do festival para assistir a concertos?

Fazia ideia que o NOS Alive foi o primeiro festival nacional a ter uma área exclusiva para grávidas?

Sabia que o conceito bilhetes de comboio e festival integrados, hoje muito comum em festivais nacionais, começou no NOS Alive?

Sabia que a zona de alimentação este ano apresenta cara lavada e está batizada como Rua da EDP, um dos patrocinadores oficiais do festival?

Sabia que o pórtico de entrada, uma reprodução gigante do logótipo da NOS, pesa mais de 42 toneladas? 

Sabia que há cerca de um mês que 1200 pessoas trabalham diariamente para que tudo esteja pronto a horas para quando os portões forem abertos? 

Sabia que foram instalado 130 quilómetros de fibra ótica para que ninguém fique offline durante o festival?

Sabia que a média de visitas no festival é 55 mil pessoas por dia?

NOS Alive

Sabia que os Radiohead e os Arcade Fire, os dois cabeças de cartaz, foram responsáveis por um recorde de venda de bilhetes diários, que esgotaram muito antes do que é habitual? 

Sabia que os passes para os três dias, que custavam 119 euros, também esgotaram? 

Sabia que a música que se vai ouvir mais vezes durante o festival será de uma banda que não estará presente? Sim, o feito é do Queen, autores de “Don’t Stop Me Now”, a música utilizada pelo patrocinador principal nas suas diversas campanhas publicitárias.

Sabia que mais 30 mil bilhetes foram vendidos a estrangeiros? O Reino Unido, com mais 15 mil bilhetes lidera a lista de visitas estrangeiras, seguido depois da Epanha e da França.

Sabia que foram adquiridos bilhetes por festivaleiros de proveniências tão distintas como a Albânia, a Índia ou a Eslováquia? 

Por último, sabia que a torre de comunicações instalada no recinto do festival tem capacidade para servir uma cidade com a dimensão e população de Aveiro? 

Veja também: