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5 coisas que não vai aprender na universidade

Mas há várias lições sobre a carreira profissional que não vai aprender na universidade e só o dia-a-dia de trabalho lhe podem ensinar. Conheça alguns exemplos.

5 coisas que não vai aprender na universidade
A universidade vai dar-lhe conhecimentos e competências fundamentais para o seu sucesso profissional.

“É fazendo que se aprende a fazer aquilo que se deve aprender a fazer”. A frase é de Aristóteles e ilustra bem o tema que hoje abordamos. Sim, vai aprender muitas coisas na universidade, mas a verdade é que independentemente do curso que decidir fazer, há sempre lições preciosas que não vai aprender na universidade e que só a vida e a experiência lhe podem ensinar.
 

5 Lições que não se aprendem na universidade

O mercado de trabalho está cada vez mais competitivo e as empresas já não olham apenas para o grau de habilitações ou para a formação académica. Os recrutadores esperam mais dos candidatos a emprego do que conhecimentos apenas teóricos retirados dos manuais académicos. Recorda-se de termos falados das soft skills? Pois bem, elas também entram nesta equação. Mas além destas, há outros ensinamentos que vai precisar no seu dia-a-dia de trabalho e que não se aprendem nas salas de aula da universidade. Para o ajudar nesta tarefa reunimos alguns exemplos de ferramentas que vão ser essenciais para o seu sucesso profissional para que possa começar já a colocá-las em prática e (se ainda estiver a estudar ou não) preparar-se para o mundo real.
 


1. O seu trabalho não vai estar limitado à formação académica

Pode estar ou não. Mas no mercado de trabalho atual isso dificilmente acontece. Muitos profissionais têm formação numa determinada área, mas desempenham tarefas de áreas distintas. E se para uns se tratou de uma mudança de percurso e até de carreira mais radical, para outros é um complemento. Como sabe cada vez mais se espera que os profissionais estejam capacitados para dar resposta a várias necessidades da empresa e isso implica – muitas vezes – ter conhecimentos e competências em áreas que nada têm a ver com a área de formação. Se tiver competências que possam ser usadas noutras áreas tanto melhor, porque vai abrir o seu leque de possibilidades de atuação.
 


2. Fazer bom networking

Sim, certamente vai ouvir falar imenso sobre o networking e sobre o impacto que uma boa rede de contactos pode ter no seu sucesso profissional. O que não lhe vão ensinar é a desenvolver essas relações. Construir uma boa rede de contactos implica mais do que conhecer uma série de profissionais que possam trazer-lhe benefícios para a sua carreira. É importante que saiba que estas relações funcionam nos dois sentidos. Estes contactos devem ser pessoas que o inspirem, que o desafiem e que possam resultar em relações benéficas para ambas as partes.

 

3. Estar preparado para o mercado de trabalho

Quando sair da universidade depressa vai descobrir que não está devidamente preparado para o mercado de trabalho. Pode ter sido um ótimo aluno e até saber a teoria na “ponta da língua”, mas na realidade não está preparado para enfrentar o mercado de trabalho. A verdade é que, desde a procura de emprego ao trabalho propriamente dito, tem muito para aprender. Só depois de “pôr as mãos na massa” vai realmente desenvolver as competências necessárias para sobreviver no mercado de trabalho. Se quiser realmente sair já com alguma “estaleca” nada como adquirir alguma experiência ainda enquanto estudante. Os estágios (de verão, por exemplo), part-times ou empregos de verão são boas “escolas”.

 

4. Lidar com o feedback

Principalmente o negativo. Ao longo da sua carreira vai ter que lidar com as críticas e elas nem sempre são abonatórias. Mas é importante que as encare de forma construtiva, aprenda com elas, corrija e melhore o seu desempenho.
 


5. Comunicar e negociar eficazmente

Independentemente da sua área ou atividade profissional, estas são duas competências fundamentais e determinantes para o seu sucesso profissional. Em qualquer vertente da sua vida vai ter que interagir com as pessoas que o rodeiam e isso inclui os seus colegas de trabalho e chefias. Saber comunicar é importante não só para transmitir as suas opiniões e ideias, mas também para negociar os termos do seu contrato de trabalho ou dos detalhes de um determinado projeto, por exemplo. Esta capacidade passa em muito por observar as normas sociais instituídas num determinado ambiente (o ambiente do seu local de trabalho, por exemplo) e por saber estabelecer algumas regras próprias.

 

Da universidade para o mundo real

Enquanto estudantes é normal que os futuros profissionais foquem as suas atenções em desenvolver as competências técnicas e teóricas relacionadas com as áreas nas quais pretendem trabalhar. De lado fica o mercado de trabalho e as suas especificidades (que são muitas). Claro, que este conhecimento do mercado de trabalho e até as suas competências vão sendo desenvolvidas com o tempo e com a experiência, mas se dominar logo à partida as que lhe apresentamos anteriormente, vai ver que tem o trabalho facilitado daqui para a frente.
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