Publicidade:

7 coisas que ninguém lhe diz sobre envelhecer

Envelhecer não tem apenas desvantagens. Ter muitos anos de experiência tem vários benefícios. Saiba o que esperar dos anos que estão por vir e aproveite-os.

7 coisas que ninguém lhe diz sobre envelhecer
A idade de ouro também tem os seus benefícios

Envelhecer tem os seus prós e contras e é normal que o processo em si deixe muitas pessoas de pé atrás pela antecipação de algumas mudanças. A verdade é que existem algumas coisas boas e outras até engraçadas sobre envelhecer, que vale a pena conhecer.

7 curiosidades que ninguém lhe diz sobre envelhecer


beneficios de envelhecer

A experiência vai jogar a seu favor

Esta fase da vida é vista por muitos como “os anos dourados” e esta associação tem uma razão de ser: pode usufruir de toda a experiência acumulada durante a vida e aprender ainda mais, mesmo depois dos 65 ou dos 70 anos.

Poderá tornar-se melhor pessoa

Talvez o processo de envelhecimento não tenha de transformar ninguém num velho mal-humorado. A tendência, na verdade, é outra: é mais provável que, com a idade, desenvolva uma personalidade mais agradável e com menos tendência para a impaciência. O processo de envelhecer pode ajudar no controlo das emoções de uma forma geral.

envelhecer

Mais empatia

Uma pessoa mais velha é capaz de se conectar mais facilmente com as outras pessoas e demonstrar mais empatia e carinho do que alguém com menos de 50 anos. Essa característica facilita não só o convívio com familiares e amigos, como também torna os funcionários mais velhos ótimos colegas de trabalho.

Melhor vida sexual

Em princípio, as mulheres mais velhas têm menos relações sexuais do que mulheres no auge da juventude, no entanto, parece que as mais velhas ganham no quesito qualidade. Num estudo feito com mulheres a partir dos 40 anos, os investigadores concluíram que a satisfação sexual aumenta com a idade.

senior

Mudanças hormonais e pelos

Com o passar dos anos, é normal que os pelos desapareçam gradualmente de um sítio e nasçam em lugares improváveis. Tudo culpa das mudanças hormonais que podem fazer com que os homens tenham pelos cada vez maiores nas orelhas, sobrancelhas e nariz e que as mulheres comecem a notar pelos solitários nas bochechas e no queixo.

Adeus enxaquecas

Quando se chega aos 70 anos, é muito provável que as dores de cabeça e as enxaquecas desapareçam de vez. Apenas 10% das mulheres e 5% dos homens com mais de 70 anos costumam relatar esse tipo de dor. A condição só não desaparece por completo devido a algumas especificidades, como mudanças hormonais e outras condições de saúde ligadas ao equilíbrio e ao esforço ocular.

seniors

O medo pode ser um entrave

Com o avançar da idade, é normal que as pessoas fiquem preocupadas com quedas e fraturas nos ossos. A verdade é que a possibilidade de cair é ainda maior quando se está receoso ou com medo de realizar determinadas atividades físicas, ainda que isso signifique apenas uma pequena caminhada.

Apesar do medo ser compreensível, viver com receio pode ser ainda pior e ajudar a desenvolver, inclusive, um estilo de vida limitador.

Veja também: