5 coisas que nunca deve deitar na pia da cozinha

Grãos de café, cascas de ovo ou gordura são algumas das coisas que nunca deve deitar na pia da cozinha. Descubra outras.

5 coisas que nunca deve deitar na pia da cozinha
Alguns cuidados que podem poupar uma visita do canalizador

Se não quer ter canos entupidos e pretende evitar uma visita do canalizador e mais uma conta para pagar, talvez deva saber que há coisas que nunca deve deitar na pia da cozinha. Até pode ser prático e uma solução rápida mas, a longo prazo, deixar restos de comida ou outros detritos irem pelo cano abaixo não é, de todo, boa ideia.

Na realidade, todos esses resíduos (por mais pequenos e insignificantes que possam parecer) vão acumular-se na tubagem e acabar por entupir ou danificar a sua canalização. Certamente, a ideia de mandar coisas pelo cano já não parece tão boa, pois não? Então tome nota de algumas das coisas que nunca deve deitar na pia da cozinha.

Saiba o que nunca deve deitar na pia da cozinha

1. Rótulos e etiquetas autocolantes de alimentos

rotulos

Fonte: The Packer

Muito frequentes em frutas como bananas, maçãs, kiwis ou abacates, por exemplo, as pequenas etiquetas que vêm coladas nos alimentos são uma das coisas que nunca deve deitar na pia da cozinha. O mesmo se aplica aos rótulos de outros alimentos (como compotas e doces, por exemplo).

Quando descartados na pia tendem a ficar depositados nos canos, porque não são de fácil decomposição, ou – pior – serão empurrados pelos sistemas de canalização e acabam por ser descarregados no sistema de esgotos e numa estação de tratamento de águas residuais (ETAR), sendo prejudiciais para o sistema de tratamento e para o ambiente.

2. Papel absorvente

Pode até achar que o papel absorvente biodegradável se desfaz com a água, mas acredite que não vai querer ter restos de papel acumulados nos seus canos. Isto porque na realidade, por ser papel absorvente, tende a expandir quando em contacto com a água e vai acabar por entupir a tubagem.

3. Cascas de ovo

casca ovo

Podem até parecer (e ser) frágeis, mas na realidade podem fazer muitos estragos na sua canalização se as deitar na pia da cozinha, porque podem criar resíduos granulares que, quando agrupados, com outros detritos podem obstruir os canos.

4. Óleos e gorduras

As substâncias gordurosas (seja óleo de cozinha, azeite, manteiga, margarina, restos de gorduras ou molhos – como maionese) são na realidade uma das razões mais comuns para canos entupidos. Ao misturarem-se com outros detritos (como o café, por exemplo) vão criar obstruções na canalização. Definitivamente, uma das coisas que não deve deitar na pia da cozinha se quiser manter a sujidade longe.

5. Grãos de café

Grãos de café Fonte: Pixabay

Há quem acredite que não há qualquer problema em deitar grãos de café ou até as borras pelo cano da pia da cozinha, mas na realidade isso pode constituir um problema, pelo menos segundo muitos canalizadores. Tudo porque o café em contacto com os óleos e gorduras que se acumulam nos canos tendem a criar bloqueios na canalização.

Outros resíduos que deve evitar colocar na pia

coisas que nunca deve deitar na pia da cozinha

Mas há outros inimigos de uma canalização limpa e funcional. Eis o que deve evitar deitar na pia da cozinha:

  • Massas
  • Farinha
  • Ossos (pequenos ou fragmentos)
  • Medicamentos
  • Arroz
  • Alimentos fibrosos (como espargos, aipo, etc.).

Veja também: