8 coisas que pode fazer quando falta a luz

A eletricidade foi abaixo de repente… E agora? Não se preocupe, porque damos-lhe uma lista de 8 coisas que pode fazer quando faltar a luz.

8 coisas que pode fazer quando falta a luz
Ficar sem eletricidade já não tem que ser um drama

Quando falha a eletricidade tudo parece um problema: o frigorifico que começa a descongelar, apercebe-se que não tem lanternas em casa…

A pensar nisso, preparamos uma lista de 8 coisas que pode fazer quando falta a luz e tornar as horas de um apagão menos problemáticas e difíceis.

8 coisas que pode fazer quando faltar a luz

1. Controlar o congelador

Para saber se a comida que conserva no frigorífico e congelador estará estragada após uma falha elétrica, siga o seguinte truque: coloque um copo de água no congelador e quando a água estive completamente solidificada, coloque uma moeda.

Após a falhar elétrica, se a moeda tiver caído totalmente para dentro do copo é sinal de que a deverá deitar fora toda a comida, pois a sua qualidade ficou comprometida.

2. Fazer a sua própria lanterna

Coloque uma lâmpada ou lanterna dentro de um garrafão de água e terá imediatamente uma luz ambiente intensa.

3. Iluminar o chão da casa com sticks iluminadores

Sabe aqueles bastões iluminadores que são usados nas festas? Convém reservar alguns em casa e colocar estrategicamente pelo chão para iluminar os seus passos. Esta é uma das melhores coisas que pode fazer quando faltar a luz e evitar acidentes domésticos.

4. Utilizar a máquina de lavar roupa para conservar comida

Encha a máquina de lavar roupa com gelo e coloque lá a sua comida. Além de conservar, há algo de muito útil nesta medida: assim que o gelo vai derretendo, a máquina de lavar irá drenar toda essa água.

5. Aquecer chá com uma vela

Se tiver um forno a gás ou algum tipo de equipamento para aquecer comida que não necessite de eletricidade, está o problema resolvido. Mas se tal não acontecer, pode aproveitar as velas para aquecer bebidas, como chá.

Além de reconfortante, poderá ajudar a acalmar as pessoas mais ansiosas com a falta de luz.

6. Tapar todos os buracos

Utilize rolos de tecido para tapar as frinchas das portas e das janelas, ajudando a manter a temperatura de casa mais controlada. Dado que a maioria das falhas de eletricidade prolongadas poderão acontecer no inverno devido às condições meteorológicas, poderá assim, manter a sua habitação mais quente e confortável.

7. Usar a neve como fonte de água

A água da neve derretida poderá ser usada em caso de falta de luz, em época de tempestade. É considerada relativamente segura e, após fervura, pode ser utilizada para consumo próprio.

8. Converter baterias AAA em baterias AA

Parece truque de Macgyver, mas esta dica é mesmo uma das melhores coisas que pode fazer quando faltar a luz: utilize papel de alumínio para preencher o espaço em falta no local onde coloca as pilhas.

E agora que já conhece a nossa lista de coisas para fazer quando falta a luz, já tudo parece mais simples, verdade?

Veja também: