Cansado de gastar dinheiro? Eis 7 coisas que pode obter gratuitamente

Conheça coisas que pode obter gratuitamente: desde aprender algo novo todos os dias, a experimentar um produto ou participar num evento e muito mais.

Cansado de gastar dinheiro? Eis 7 coisas que pode obter gratuitamente
Só para os que adoram borlas

As melhores coisas da vida são grátis. Um elogio, o pôr do sol, um sorriso, uma cama feita de lavado, uma gargalhada, um passeio na praia ou um abraço. Mas há outras coisas que pode obter gratuitamente.

Se está cansado de gastar dinheiro ou se simplesmente gosta de borlas ou de experimentar produtos antes de os comprar, este artigo é para si. Reunimos um conjunto de coisas que pode obter gratuitamente, principalmente na internet, mas não só.

Desde uma formação na universidade de Harvard a amostras de cremes de rosto, passando por testes visuais e auditivos, há ofertas para quase todos os gostos.

7 coisas que pode obter gratuitamente

1. Alguns eventos a custo proibitivo

Mas afinal não estamos a falar de coisas gratuitas? Sim, estamos. Claro que não acontece em todos os eventos, nem para todas as idades, mas sabe como pode assistir gratuitamente a alguns eventos, como concertos, festivais, provas desportivas, entre outros geralmente com bilhetes a custos proibitivos? Fazendo voluntariado nesses eventos.

Por exemplo, nas últimas edições, a Comic Con Portugal, a maior convenção de Cultura Pop de Portugal, que envolve diversas áreas, como cinema, séries TV, videojogos, banda desenhada, cosplay, anime e manga abriu inscrições para voluntariado, com oferta de refeições e tempos livres para os voluntários poderem ir espreitando o que por lá ia acontecendo. Esteja atento e, se e quando for possível, aproveite!

2. Um curso da Universidade de Harvard

cursos online

Como? Um curso gratuito naquela que foi considerada recentemente e pelo sétimo ano consecutivo a mais prestigiada instituição de ensino superior a nível mundial, de acordo com o ranking da Times Higher Education (THE)?

Sim, leu bem. Pode aceder a cursos online gratuitos da Universidade de Harvard, em diversas áreas do conhecimento (procure por free ou top free para aceder às versões gratuitas).

Procure também as ofertas das universidades portuguesas.

3. Aprender mais de 200 línguas e muito mais

Talvez não esteja interessado em aprender assim tantas línguas, mas é o que o Memrise diz que tem para oferecer. Já o Duolingo sugere-lhe que “Aprenda idiomas de graça. Para sempre”. Para outras aprendizagens e cursos online espreite as sugestões a seguir:

4. Workshops

workshop

Como alternativa às aprendizagens online, há inúmeros workshops grátis que os supermercados, centros comerciais, editoras (em lançamentos de livros), feiras regionais, câmaras municipais, ginásios, etc. promovem.

São vários e vão da culinária às aulas de zumba e yoga, passando pela costura, reciclagem, fotografia e por tantas outras áreas. E, desta vez, com atividades práticas, com a sua participação “ao vivo” e, claro, sem gastar dinheiro.

5. Programas de design e templates vários

Quer um CV ou uma apresentação diferente, mas não sabe como o conseguir? Consulte e utilize gratuitamente, por exemplo, o Canva. Mas com uma pesquisa na internet vai encontrar muitas outras opções de programas de design e templates de CVs, cartazes, brochuras, apresentações, entre outros.

6. Utilitários para diversão e trabalho

Na internet pode encontrar (e fazer download) tudo o que precisa para se divertir, bem como programas úteis para trabalhar. Jogos, aplicações, música, filmes, livros, assim como programas de edição de vídeo e fotografia e a possibilidade de construir websites e blogues (no WordPress, por exemplo) são coisas que pode obter gratuitamente.

7. Todo o tipo de amostras

amostras gratis

Dos cosméticos aos produtos alimentares, há quase todo o tipo de ofertas de amostras online, mas também em farmácias, perfumarias, expositores de supermercados, etc.

Se, por exemplo, fizer uma pesquisa no Google por “amostras grátis” ou por “amostras + nome do produto” que quer experimentar (exemplo: amostras hidratante) ou ainda por “amostras + nome produto + marca” (exemplo: amostras fraldas dodot), vai encontrar inúmeros sites e blogues que oferecem quase todo o tipo de amostras.

Estes são apenas alguns exemplos de coisas que pode obter gratuitamente. Por isso, se quer aprender algo novo todos os dias, experimentar um produto ou participar num evento, pode tentar fazê-lo sem gastar dinheiro. Talvez valha a pena estar atento!

Veja também: