Publicidade:

8 coisas que quem viaja sozinho deve fazer

Viaje sozinho, explore o mundo e tire o máximo partido da sua viagem. Conheça 8 coisas que quem viaja sozinho deve fazer.

8 coisas que quem viaja sozinho deve fazer
Estas são algumas coisas que quem viaja sozinho deve fazer

Viajar sozinho é uma experiência única e estando sozinho poderá absorver cada detalhe, admirar tudo ao seu tempo e descobrir o seu verdadeiro eu. Se ainda não viajou sozinho e procura fazê-lo um dia, gostará de saber que há pelo menos 8 coisas que quem viaja sozinho deve fazer.

Ao viajar sozinho, é a si que cabem as escolhas todas: o destino da viagem, o orçamento disponível, as datas e o itinerário. Se quer sentir-se livre e descomprometido, uma viagem será não só algo positivo como algo que lhe trará muitos benefícios.

8 coisas que quem viaja sozinho deve fazer


viajar sozinho

Passe algum tempo na natureza

Como muitas outras coisas nesta lista, o nível de aventura que vai viver só depende mesmo de si. Estando sozinho, não precisará de subir ao cume mais alto da montanha, nem de mergulhar do topo da mais alta cascata!

Faça uma caminhada por algum trilho numa floresta ou um passeio de bicicleta, nos quais possa passar tempo na natureza, alinhar as suas ideias e criar memórias de momentos tranquilos e especiais.

Aprenda com os museus e os monumentos

Algumas pessoas adoram as histórias que alguns guias contam nos museus e monumentos, mas se preferir examinar ocasionalmente uma placa aqui e outro ali, então vá sozinho. Por contra própria, terá liberdade para se divertir e ver interesse onde realmente o achar.

Mantenha um diário de viagem

Enquanto as fotografias o poderão ajudar a lembrar-se dos locais onde esteve, um diário poderá capturar o que sentiu enquanto lá esteve. Documente a sua viagem, exponha por escrito os seus pensamentos, guarde bilhetes e recibos, guarde flores e esboços – o caderno é seu e aqui não há regras.

Pare em qualquer loja que chame a sua atenção

Fazer compras sozinho é uma experiência de luxo e é outra das coisas que quem viaja sozinho deve fazer. Veja tudo com toda a calma do mundo, pois não terá ninguém a aguardar o seu regresso num banco do lado de fora da loja.

Envie postais

Sim, mesmo sendo verdade que o correio postal esteja a cair em desuso, cabe a todos nós inverter esta realidade. Envie um postal bonito com a sua letra a alguém especial, ou mesmo a todos os seus amigos e familiares, para que saibam que foi viajar sozinho, mas que se lembrou de todos eles. Conte-lhes o que viu, o que fez e em que momento parou e pensou neles.

Abrace os momentos introspetivos

A menos que preencha a sua agenda até transbordar de atividades, a verdade é que é quase impossível que os seus pensamentos acabem na sua cabeça. Todo o viajante tem a sua bagagem, mas são aqueles mergulhos na solidão que servem como meio para uma pessoa se curar ou até seguir em frente. Esta é mais uma das coisas que quem viaja sozinho deve fazer. Permita-se pensar e resolver alguns problemas que leve consigo.

Leve um livro e/ou boa música

Entre a energia de novas pessoas e lugares e a paz profunda de estar sozinho, em algum momento, escolha um meio termo. Este é o momento perfeito para abrir um livro, ou levar os seus fones de ouvido e manter-se entretido.

Conheça-se

Viajar permite que descubra um destino novo, mas viajar sozinho vai fazer com que se conheça a si próprio com mais clareza. Mesmo que esteja habituado a andar sozinho na sua terra natal, a verdade é que aí está na sua zona de conforto, ao passo que, numa viagem individual, tudo é novo. Os seus pensamentos, ações, desejos, sonhos e gostos podem ser diferentes do que achou até aqui, por isso, faça um favor a si mesmo: permita-se explorá-los.

Veja também: