Publicidade:

8 coisas que são ilegais e não sabia

Descubra 8 coisas (curiosamente) ilegais em Portugal ou noutros países e que provavelmente já fez, sem saber que estava perante um ato ilícito.

8 coisas que são ilegais e não sabia
Também comete estes atos ilegais?

Já alguma vez pensou que pode estar a fazer coisas ilegais sem saber? Na realidade, seja por ser algo tão vulgar e raramente sancionado que pensamos ser legal, por ser absurdo, por se tratarem de regras muito ligadas a uma determinada cultura, ou até por desconhecimento total, são muitas as situações ilegais que desconhece.

Descubra alguns comportamentos que não sabia serem ilegais em Portugal e noutros países. Oito coisas estranhas ou, pelo contrário, vulgares que são ilegais.

8 coisas que são ilegais e que faz todos os dias


Em Portugal

Peões a atravessar a faixa de rodagem fora das passadeiras

passadeira

Todos sabemos que, por segurança, devemos atravessar as faixas de rodagem pelas passadeiras, mas o que muitos desconhecem é que se não o fizerem, existindo passagens especialmente sinalizadas para esse efeito numa distância de 50 metros, podem ter uma multa que vai de 10€ a 50€, conforme o preconizado no artigo 101º do Código da Estrada.

Fazer acrobacias de bicicleta

bicicleta

O novo Código da Estrada definiu alterações às regras para ciclistas e contraordenações. Por exemplo, andar de bicicleta com excesso de álcool, fazer acrobacias na bicicleta (andar ‘sem mãos’, etc.) ou utilizar o telemóvel enquanto conduz é ilegal e pode resultar em coimas.

Fazer gif’s ou memes

fazer memes

É uma prática muito em voga na internet, mas a realidade é que é ilegal fazer gif’s ou memes sem a autorização dos autores dos conteúdos (como acontece em qualquer outro material com direitos de autor), exceto para fins de crítica social.

No Mundo

Mascar pastilha elástica

mascar pastilha elastica

Deitar pastilhas elásticas para a via pública é, naturalmente, proibido e pode dar multas em vários países. O que (provavelmente) não sabia é que existem países onde não se pode simplesmente mascar pastilha elástica, como em Singapura.

Dar de comer a pombos

alimentar pombos

Os pombos em Veneza, Itália, são vistos como uma praga para os monumentos e um perigo para a saúde pública. Assim, as autoridades determinaram o pagamento de uma multa avultada para quem alimentar pombos na Praça de São Marcos, em Veneza. Alimentar pombos também é ilegal em San Francisco, nos Estados Unidos.

Andar de saltos altos na Grécia

grecia

Se está a pensar em fazer uma viagem aos sítios históricos da Grécia, esqueça os saltos altos, pois a utilização destes é proibida em muitos dos monumentos por colocar em causa a sua preservação.

Passar cinco músicas estrangeiras seguidas numa rádio do Canadá

radio

As leis canadenses da rádio e televisão obrigam a que uma em cada cinco músicas tocadas seja da autoria de um nativo do Canadá.

Perfis falsos online

perfil falso

Segundo os termos legais da utilização da maioria dos sites de redes sociais, bem como da utilização da internet, é ilegal utilizar informações pessoais (nome, idade, género, etc.) falsas, e poderá ser responsabilizado na esfera civil e penal.

Veja também: