5 coisas que só as pessoas inteligentes fazem

A inteligência é inata? Pode ser estimulada? Conheça aqui algumas atitudes típicas das pessoas inteligentes.

5 coisas que só as pessoas inteligentes fazem
Aprenda alguns truques para estimular a sua inteligência.

Espaços Coworking para pequenas empresas e freelancersTodos os dias aprendemos alguma coisa nova, por muito simples que seja. No entanto, nem todas as pessoas demonstram ser realmente inteligentes. E quando falamos de inteligência, não nos referimos exclusivamente a um QI elevado ou a um percurso académico brilhante. Hoje em dia, a inteligência passa muito pela sensibilidade emocional, pelas atitudes diárias, ou seja, pelo próprio estilo de vida de cada um de nós. Mas em que é que se distinguem as pessoas inteligentes?
 

5 Coisas que distinguem as pessoas inteligentes das restantes

 

1 . Ouvem os outros

Muitas vezes, as pessoas estão a falar connosco, a aconselhar-nos, mas nós mantemos os “ouvidos fechados” e não calamos aquela voz interior que nos sussurra para não ouvirmos nada do que nos estão a dizer. Ora, as pessoas inteligentes não perdem a oportunidade de ouvir o que o outro tem a dizer, pois não o fazer pode equivaler a estar a perder a oportunidade de aprender uma lição.

 

2. Refletem

Como as pessoas inteligentes optam por uma atitude que lhes permite estar sempre a aprender coisas novas, o que contribui para o desenvolvimento de novas opiniões, estas pessoas estão em constante evolução cognitiva e opinativa.

 

3. São curiosas

As pessoas inteligentes são curiosas por natureza, pois possuem muita sede de conhecimento e querem conquistar toda a sabedoria possível.

 

4. Não têm ideias fixas

A inteligência também “dá” humildade às pessoas para perceberem que não devem ter, à partida, qualquer conceito pré-estabelecido, teorias ou expetativas em relação aos outros ou a qualquer coisa. Quanto mais se aprende, mais clara é a noção de que “nada se sabe”, por isso, manter uma ideia fixa sobre alguém ou qualquer coisa, não faz qualquer sentido. Aliás, como já referido, uma pessoa inteligente está em constante reflexão e discussão com ela própria e, por isso, a sua opinião muda.

 

5. Sabem que é mais importante a mensagem do que o emissor

As pessoas menos inteligentes, muitas vezes cometem o erro de antes de ouvir, avaliarem o emissor, para assim tentarem perceber se valerá ou não a pena ouvi-lo. Ora, as pessoas inteligentes sabem que todas as pessoas têm algo para ensinar, mesmo que não pareça, e, por isso, ouvem toda a gente.


Veja também: