Publicidade:

6 coisas que tem em casa e que estão a fazê-lo infeliz

Mesmo sem que se aperceba, há coisas que tem em casa e que estão a fazê-lo infeliz. Saiba o quê e desfaça-se delas.

6 coisas que tem em casa e que estão a fazê-lo infeliz
Olhe à sua volta e elimine tudo o que não contribua para a sua felicidade

Alguma vez sentiu que há algo de errado na decoração da sua casa? Talvez haja. Todos os dias, o seu humor e o seu estado de espírito é influenciado pelo ambiente que o rodeia e isso inclui também a sua casa, mais concretamente, a sua decoração ou a imensidão de elementos que tem nos seus espaços de casa. Mesmo sem saber, há algumas coisas que tem em casa e que estão a fazê-lo infeliz. Descubra algumas das que podem estar a influenciar o seu bem-estar e que pode querer eliminar.

A eliminar: 6 coisas que tem em casa e que estão a fazê-lo infeliz

1. Livros que já leu e nem sequer gostou assim tanto

livrosFonte: Good Housekeeping

Quem gosta de ler facilmente percebe que os livros podem ter uma forte carga sentimental ou influência nos leitores. Mas nem sempre é assim e há até livros que não deixam qualquer marca nos leitores. E não há nada de errado com isso. Mas a verdade é que também não estão a fazer nada em sua casa e na realidade podem até criar alguma frustração, porque – precisamente – não lhe dizem nada.

Claro que não tem que os deitar fora, mas pode doá-los a uma biblioteca ou escola para que outras pessoas os possam ler. Talvez essas se sintam inspiradas por essas histórias. E assim até ganha espaço para outras coisas que lhe possam dar mais prazer.

2. Presentes e heranças

Presente e herançasFonte: SF Gate

É normal que, com o passar do tempo, vá acumulando pequenos presentes ou lembranças que lhe possam ir oferecendo e até alguns itens (como coleções de louças, por exemplo) que passam de geração em geração, mas estas podem ser algumas das coisas que tem em casa e que estão a fazê-lo infeliz.

Isto porque, geralmente, quem acumula este tipo de coisas acaba por desenvolver um sentimento de culpa, porque mesmo não gostando dessas coisas não quer deitá-las fora. Nesse caso, talvez queira doá-las a outra pessoa que goste realmente dessas coisas ou se preferir pode (por uns tempos) guardá-las na sua garagem ou sótão. Sabe o que dizem, “longe da vista, longe do coração”.

3. Lembranças de casamentos, batizados, baby showers…

Lembranças de casamentos, batizados, baby showers ou despedidas de solteiroFonte: Pure Wow

Quem não tem um prateleira reservada em casa para colocar as pequenas lembranças que se vão acumulando após casamentos, batizados de filhos de familiares e amigos, baby showers ou despedidas de solteiro? Mas a verdade é que, possivelmente, estas são outras das coisas que tem em casa e que estão a fazê-lo infeliz.

Isto porque, apesar de serem uma recordação de um momento feliz e importante na vida de alguém de quem gosta, (na grande maioria dos casos) não têm qualquer utilidade e estão apenas a ocupar espaço. Talvez queira ver-se livre destas coisas. Afinal, as lembranças estão guardadas na sua memória e, muito provavelmente, na imensidão de fotografias que tirou.

4. Decoração que não lhe diz nada

DecoraçãoFonte: Cosmopolitan

Não é uma, mas várias coisas que tem em casa e que estão a fazê-lo infeliz. Ou porque a decoração não está de acordo com o seu gosto pessoal, porque falta cor ou porque o esquema de cores não é compatível com o seu gosto, porque faltam texturas na decoração, porque faltam plantas, porque o sofá não é grande ou confortável o suficiente, porque a decoração não é prática ou porque não se sente confortável, por exemplo. Enfim, as razões podem ser muitas.

Claro que pode questionar-se se foi você a decorar porque haveria de estar a sentir-se infeliz com essa decoração, mas a verdade é que as pessoas mudam e com essa mudança os gostos podem ser influenciados e até as circunstâncias de vida podem fazer com que a sua decoração deixe de estar adequada. Olhe à sua volta e perceba se está feliz com a sua casa e se não está talvez queira começar a procurar novas ideias.

5. Coisas partidas

Coisas partidas Fonte: Pure Wow

Se procurar pela sua casa, certamente vai encontrar alguma coisa partida bem guardada. A sua pulseira favorita que até foi oferecida por alguém especial, uma chávena da qual gosta muito ou algo do género. Seja porque tem uma ligação sentimental a esse itens ou porque realmente gosta deles e ainda não os conseguiu substituir, é possível que, apesar de danificadas, mantenha em casa algumas coisas as quais já não utiliza, por estarem (precisamente) danificadas.

Isto pode estar a criar um sentimento de falta que está a contribuir para um mal-estar, com o qual não quer viver dia após dias. Portanto, se não têm resolução está na hora de lhes dizer adeus.

6. Coleções que já não faz e resmas de papéis

Coleções que já não faz e resmas de papéis Fonte: Good Housekeeping

Em tempos fez coleção de discos, pacotes de açúcar, moedas, ou outra coisa qualquer e adorava a sua vasta coleção, mas nos dias que correm já não olha sequer para ela. Então essa pode ser mais uma das coisas que tem em casa e que estão a fazê-lo infeliz. Afinal, está a ocupar espaço que pode ser útil para algo que lhe dê prazer.

Para que o tempo que despendeu nessa coleção não seja em vão pode procurar online outros colecionadores para vender ou doar a sua coleção. Outras das coisas que talvez queira aliviar são as resmas de papéis velhos e inúteis que tem vindo a acumular nos últimos anos. Se não têm utilidade estão só a mais na sua casa.

Veja também:

Limpeza e Arrumação