7 coisas que tem em casa e que lhe provocam comichão

Está constantemente com comichão e não sabe porquê? Espreite o nosso artigo e descubra 7 coisas que tem em casa e que lhe provocam comichão.

7 coisas que tem em casa e que lhe provocam comichão
Saiba quais são neste artigo

Se está sempre com comichão e não sabe o que lhe está a causar esse problema, saiba que há coisas que tem e casa e que lhe podem provocar comichão. Algumas delas provavelmente nem lhe passariam pela cabeça.


Estas 7 coisas podem estar a provocar comichão



1. Velas perfumadas

Pois é, se as velas nem lhe tocam, como é que lhe vão provocar comichão, certo? As velas perfumadas libertam químicos como o tolueno e o benzeno. Entre outras coisas, estes componentes químicos podem originar crises de asma.

Para além disso, as velas perfumas libertam compostos orgânicos que provocam comichão nos olhos e podem causar irritação do trato respiratório. Assim, se se der conta que quando acende uma vela perfumada sente alguma comichão ou irritação, deve ver-se livre dela, pela sua saúde. 



2. Ambientadores

À semelhança das velas perfumadas, também os ambientadores podem provocar comichão e irritação do trato respiratório. Os ambientadores, assim com as velas perfumadas, também largam para o ar compostos orgânicos voláteis, que entre outras coisas, podem estar na origem de crises de asma e de comichão nos olhos. 



3. Almofadas

Com almofadas, edredões e mesmo os colchões, nunca dorme sozinho. E sabe porquê? Exatamente, todos estes artigos são o habitat preferido dos ácaros. Se for alérgico a estas microscópicas criaturas, vai experienciar sintomas como secura da pele, comichão e pele a escamar. 

A solução? Lavar regularmente as almofadas e os edredões e comprar resguardos para o colchão e fronhas intermédias para as almofadas, para que possa lavar com frequência e a alta temperatura.



4. Bonecos de pelúcia

Nada mais amoroso do que ver uma criança que não larga o seu amiguinho de pelúcia, não é? Pois é, mas os bonecos de pelúcia apesar de muito adoráveis, à semelhança das almofadas são um bom local para os ácaros. Deve lavar com bastante frequência para evitar que as crianças fiquem com comichão.



5. Toalhas

Passou no centro comercial e aproveitou umas toalhas giríssimas e a excelente preço, ainda que não sejam tão fofas como gostaria? Pois é! Não se admire se depois do primeiro banho, e para piorar a pele já seca do frio que faz no inverno, ainda ficar com comichão.


6. Animais de estimação

Nós sabemos que os adora e que são os melhores amigos. No entanto, também são uma fonte de problemas para pessoas mais suscetíveis a alergias e a comichão. 

Os pelos dos animais de estimação facilmente andam pelo ar e provocam comichão. Para reduzir os sintomas, deve escovar os seus animais de estimação com bastante frequência, aspirar a casa todos os dias e mudar o filtro do aspirador mais frequentemente. 



7. Aspirador

Está a contar com o seu aspirador para eliminar o pó e o pelo dos animais para que não tenha comichão, não é? No entanto, também o próprio aspirador pode estar a provocar comichão. Na verdade, o aspirador vai largando pequenas quantidades de pó para o ar.

A solução pode passar por investir num aspirador melhor que seja hipoalergénico, com filtros e sacos que se fecham assim que desliga o aparelho ou mesmo aspiradores com depósitos de água. Uma solução mais económica será usar uma máscara enquanto aspira a sua casa.

Veja também: