Publicidade:

5 coisas que tem em casa e que podem estar a espiá-lo

Cada vez mais, as casas estão equipadas com produtos eletrónicos que podem ser usados para espiá-lo. Descubra os gadgets com os quais deve ter mais cuidado.

5 coisas que tem em casa e que podem estar a espiá-lo
Muitos dos gadgets que tem em casa podem estar a espiá-lo

As casas têm cada vez mais produtos eletrónicos e, cada vez mais, estes objetos são feitos para estarem ligados à Internet. Com isto surgem problemas ligados à privacidade, pois estes gadgets podem ser usados para aceder a dados pessoais.

A tecnologia melhora as vidas de todos de várias formas, mas também tem efeitos colaterais. Qualquer dispositivo que tenha em casa e armazene dados e esteja ligado à Internet pode ser usado para espiá-lo. Veja a nossa lista e saiba mais.

Descubra os gadgets que o podem espiar em casa e como o fazem


1. Smartphones

smartphone para espiar

Os smartphones são equipamentos muito suscetíveis de se tornarem instrumentos para o espiar. O microfone, a câmara, a localização por GPS, etc., destes dispositivos que fazem com que estejam vulneráveis a hackers que podem roubar passwords, entrar no seu e-mail, na sua conta bancária, etc.

Por exemplo, os serviços militares americanos criaram de uma aplicação chamada PlaceRaider que, usando a câmara do telemóvel, o sistema de localização e o acelerómetro, é capaz de criar um mapa em 3D do ambiente envolvente do smartphone.

2. Tablets e computadores

computadores podem espiar

A maioria dos tablets e dos computadores ou portáteis tem as mesmas ferramentas que os smartphones (e até mais). Por isso, se um telemóvel pode ser usado para espiar, tablets e computadores também.

Os portáteis e os tablets têm documentos com muitas informações pessoais (passwords, fotografias com localização atribuída, conversas com outras pessoas, etc.) e estão ligados à Internet. Tudo isto faz com que estes dispositivos possam ser monitorizados.

3. Televisão

smart tv pode espiar

Com a popularidade crescente das Smart TV, que se ligam à Internet, os perigos de ter a privacidade comprometida através destes equipamentos são maiores.

Os hackers conseguem entrar nestes dispositivos, ir às definições do utilizador e retirar todos os dados que o gadget guarda sobre si, instalando um malware na televisão e nos dispositivos que a ela estão ligados. Até podem controlar a televisão por si.

4. Alarmes

camaras de vigilancia

Durante muito tempo, os alarmes das casas estavam ligados, por cabos, a um serviço central. Agora estão ligados, via wireless, ao smartphone ou tablet do dono da casa.

Por um lado, isto é bom porque permite ao utilizador aceder ao sistema em tempo real. Por outro lado, torna o sistema muito mais vulnerável à intromissão de agentes indesejados.

5. Eletrodomésticos

eletrodomesticos podem espia lo

Pode parecer uma teoria da conspiração muito rebuscada, mas eletrodomésticos como a máquina de lavar loiça, o secador da roupa, o aspirador, o robot de cozinha, etc., são gadgets que podem ser usados para fins indesejados quando estão ligados à Internet.

O facto de estarem ligados à Internet faz com que as empresas consigam assegurar uma melhor manutenção do produto e que o utilizador tenha mais controlo sobre estes. Por outro lado, os dados que estes equipamentos guardam do seu utilizador fazem com que os hackers consigam traçar padrões de atividade e horários, ajudando possíveis ladrões a conhecer melhor os hábitos de casas que planeiam assaltar.

Veja também:

Ana Duarte Ana Duarte

Jornalista e gestora de comunicação no projeto Patient Innovation, Ana Duarte é mestre em Ciências da Comunicação, pela Universidade do Porto. A sua paixão pela escrita começou cedo, quando aprendeu a escrever e começou a criar os seus próprios jornais. Interessa-se por tecnologia, desporto, cinema e literatura.