5 coisas que todas as crianças precisam de ouvir

Todos os bons pais querem que os filhos cresçam de forma a tornarem-se adultos felizes. Anote as frases que todas as crianças precisam de ouvir.

5 coisas que todas as crianças precisam de ouvir
Saiba como educar para a felicidade

Cuide daqueles que mais gosta: a saúde da sua família em primeiro lugarHá, definitivamente, coisas que todas as crianças precisam de ouvir para que consigam gerir as emoções do dia a dia, transformando-as em armas para um futuro de sucesso. As crianças têm que, diariamente, enfrentar medos, gerir fracassos e frustrações, controlar as vitórias e aprender a exprimir emoções. Para que cresçam saudáveis e com a capacidade de serem felizes, saiba quais as frases que lhe deve dizer.


5 PEQUENAS COISAS QUE TODAS AS CRIANÇAS PRECISAM DE OUVIR


Amo-te

Embora se possa argumentar que os atos são mais importantes do que as palavras, é extremamente importante que esses atos - os que demonstram todo o amor que sente pelo seu filho - venham acompanhados de palavras que concretizem verbalmente esse amor. Dizer ao seu filho que o ama, mesmo quando ele erra, ensina-o também a amar-se a si próprio e aos outros. 


Estou orgulhoso de ti

Os filhos veem nos seus pais modelos a seguir e tentam, muitas vezes, igualar-se em comportamentos e atitudes. Sentir que os pais se orgulham do que eles fazem é uma excelente forma de criar uma autoestima resistente. Tenha orgulho nos seus filhos, elogie os seus triunfos e expresse isso com palavras.


Estou arrependido / triste

Os filhos acham que os pais são perfeitos, que nunca se enganam e que estão sempre felizes. Contudo, isso não é verdade e eles devem sabê-lo. Mostre-lhe que também se engana, que sabe admitir os seus erros e que procura corrigi-los. Da mesma forma, o seu filho deve saber que não se pode estar sempre feliz, que por vezes também os pais estão tristes e que têm de gerir emoções. O seu filho aprenderá a fazer o mesmo.


Estás desculpado

Se o seu filho já sabe admitir que errou, se ele pede desculpa e mostra o seu arrependimento, mostre que o entende e diga que o perdoa. Ninguém gosta que lhe estejam sempre a lembrar uma má escolha ou um erro, e o seu filho não é exceção. As crianças têm que perceber que todos os atos têm consequências, que más escolhas têm consequências negativas, mas não podem ser condenadas indefinidamente e muito menos publicamente. 'Estás desculpado' é, por isto, uma das coisas que todas as crianças precisam de ouvir de vez em quando.


A responsabilidade é tua

Tendo em conta a idade da criança e o seu desenvolvimento, deve deixá-la tomar decisões e sentir que tem responsabilidades. Não faça nem decida tudo por ela, a criança tem de aprender a ser autónoma e só assim, no futuro, saberá tomar decisões com segurança.

Educar uma criança não é tarefa fácil. É essencial que esteja presente, que tenha tempo para a ouvir, conhecer e entender. O amor e a disciplina ajudarão o seu filho a crescer, desenvolvendo uma autoestima que o conduza pelo caminho da felicidade. Não esqueça, por isso, estas coisas que todas as crianças precisam de ouvir. 
Proteja a saúde da sua família >>
Veja também: