Conheça 5 colégios ingleses em Portugal

Está a pensar investir numa educação bilingue? Selecionamos uma lista de instituições a conhecer. Conheça os 5 melhores colégios ingleses em Portugal.

Conheça 5 colégios ingleses em Portugal
Falar inglês desde o berço? Sim, é possível

Para os pais que querem optar por dar aos filhos uma educação bilingue, há diversas propostas de ensino no país.  Mas as instituições de ensino que priorizam o inglês como língua oficial, muitas vezes, não estão ao alcance de qualquer bolso. As propinas neste colégios privados podem custar 4 mil euros anuais, no mínimo, podendo mesmo chegar aos 20 mil.

Se o fator económico não é impeditivo e quer investir para garantir oportunidades internacionais ao seu filho, temos para si sugestões importantes que vão ajudar na escolha da escola. Mas fomos além das dicas e criamos uma lista com os 5 melhores colégios ingleses em Portugal.

Como escolher uma escola bilingue

Tenha em conta os seguintes fatores:

1. Equipa

Não fique pelos certificados e títulos. Comprove o comportamento adotado pela equipa com os alunos – e o contrário também. Estudantes que nutrem um sentimento de carinho pelos educadores têm mais hipóteses de sucesso escolar.

2. Instalações

Conforto e segurança são essenciais. Verifique se existem perigos para as crianças mais pequenas, como fichas descobertas ou escadas de difícil acesso. Para os mais crescidos, priorize a escolha de boas salas de aula e laboratórios.

3. Turmas menores

Analise o número de alunos por cada turma. Quanto mais crianças numa mesma sala de aula, mais hipóteses de distração na aprendizagem.

4. Rotina

Certifique-se de que a rotina escolar é adequada à rotina da família. Lembre-se de que horários sobrecarregados podem prejudicar o desempenho das crianças.

5. Linha pedagógica

Escolha uma escola que prepare para o mercado de trabalho, mas não esqueça da importância de formar cidadãos preparados para a vida.

6. Indicação

Procure as mais variadas opiniões de outros pais que já tiveram ou têm filhos inscritos na escola em questão.

Conheça 5 colégios ingleses em Portugal

As escolas que adotam esta prática de ensino estão, sobretudo, concentradas no Grande Porto e nas regiões à volta da Grande Lisboa.

St. Julians School

Este é o colégio mais caro do país, com uma anuidade que pode chegar aos 17 mil euros – e não inclui alimentação, transportes ou atividades extracurriculares. Tudo isso se soma à conta das mensalidades desta escola instalada num fabuloso palácio do século XVIII, com vista para o mar de Carcavelos. Os alunos contam com campos de ténis e de futebol, áreas comuns impecavelmente cuidadas, palmeiras e jardins a perder de vista.

Se está a pensar fazer uma inscrição, é melhor contar com os três anos habituais da fila de espera.

St. Peter’s International School

O 2.º lugar no ranking das melhores escolas do país é desta gigante de Palmela. Define-se por oferecer respostas competitivas e educação de topo, mas não só. A instituição rege-se por uma educação bilingue e o seu caráter cosmopolita dita que o inglês é a língua que predomina do pré-escolar ao Ensino Secundário, ao lado do português. Embora o ensino privilegie a cultura inglesa, os alunos aprendem ainda espanhol, alemão e – até – latim.

Oporto British School

Na Invicta, é possível encontrar colégios onde só se fala inglês – e este é um deles. Com mais de 120 anos de história, a instituição orgulha-se de ser a mais antiga escola britânica do continente Europeu. Os alunos finalistas do Ensino Secundário encontram neste colégio apoio especializado e acompanhamento para candidaturas às principais universidades do mundo, sendo mais comum vê-los destacados para estudar no Reino Unido e Estados Unidos da América.

CLIP

O CLIP é um dos colégios internacionais mais bem conceituados do país, onde os alunos portuenses têm a oportunidade de interagir na língua inglesa durante todo o dia. Com um corpo docente que inclui 25 nacionalidades, o colégio dedica-se a preparar alunos qualificados para o mercado de trabalho – que hoje é sem fronteiras.

A instituição quer garantir a formação de cidadãos internacionais e, por isso, aposta no ensino de outras línguas, como francês, espanhol, alemão e mandarim.

Colégio Europeu Astoria

Este colégio privado de Lisboa apresenta o sistema bilingue até ao 2.º ano do Ensino Básico e sistema trilingue até ao 4.º ano – quando o alemão divide espaço com o inglês e o português. A instituição aposta na formação desde os quatro meses e define-se por ter delineado um projeto educacional de vanguarda, priorizando desde o berçário a formação social e intelectual das crianças.

O projeto de ensino inclui ainda áreas de literacia, ciências, lógica-matemática, artes musicais, plásticas e dramáticas, tendo como base o sistema de inteligências múltiplas, desenvolvido por Howard Gardner.

Veja também:

Os mais vistos