Ana Luisa Santo
Ana Luisa Santo
16 Jun, 2017 - 10:09

Colesterol: reduza os seus níveis em poucos dias, naturalmente

Ana Luisa Santo

Alguns truques na sua dieta e a introdução de novos alimentos podem fazer a diferença na sua saúde e poupá-lo à ameaça de doenças cardiovasculares!

Colesterol: reduza os seus níveis em poucos dias, naturalmente

O colesterol é uma espécie de vilão na nossa saúde! Quando está em excesso, não pesa, não dói, nem atrapalha o dia-a- dia! Mas pode fazer notar-se súbita ou gradualmente em doenças cardiovasculares pela sua acumulação nas artérias, obstruindo as mesmas e dificultando a passagem do sangue.

Angina de peito, enfarte do miocárdio, AVC (acidente vascular cerebral), são perigos que derivam essencialmente de elevado LDL (Low Density Lipoproteíns), ou mau colesterol, enquanto que o HDL (High Density Lipoproteins) funciona como a fração protetora, ou bom colesterol.

Portanto, quanto mais alto for o valor do colesterol total e a fração LDL pior, e quanto mais elevado for o HDL, melhor. O valor de referência é 190 mg/dl, numa pessoa saudável e sem patologia cardiovascular prévia. Acima deste valor, estamos perante um fator de risco que deve ser tratado e controlado com mudanças de estilo de vida e hábitos mais saudáveis, mesmo quando há tendência genética, para que o colesterol suba menos.

Outros fatores de risco como excesso de peso, tabagismo, sedentarismo, sexo, idade e diabetes associados ao colesterol alto piora o quadro de saúde.

Todos nós devemos saber o valor do colesterol no sangue para podermos agir a tempo de reverter. Os fármacos disponíveis para reduzir o colesterol, as estatinas, são bastante eficazes para o efeito, no entanto, não deixam de acarretar riscos para a saúde a nível hepático, biliar, sistema digestivo, músculos, pele, sistema nervoso, etc.

A principal arma para combater e prevenir o colesterol alto é a alimentação correta e equilibrada.

Os alimentos e plantas que reduzem o colesterol

Alho

placeholder-1x1

Tem uma ampla ação medicinal, mas o destaque vai para sua capacidade de proteger as artérias, diminuindo a agregação de placas de ateroma, baixando o colesterol LDL. Não existe limite máximo do seu consumo, pelo que se recomenda a ingestão de vários dentes de alho por dia.

Brócolos

placeholder-1x1

Devem ser cozinhados a vapor, conservando as suas propriedades terapêuticas, das quais se destacam a inibição da oxidação do colesterol LDL, diminuindo a inflamação das paredes das artérias. O seu consumo deve ser diário.

Abacate

placeholder-1x1

Tem uma potente ação redutora do colesterol. Deve ser ingerido cerca de meio abacate por dia em jejum. Para potenciar o seu efeito terapêutico deve ser regado com sumo de limão e marinar uma noite.

Alcachofra

placeholder-1x1

Reduz a formação de placas de ateroma e a absorção de gorduras, ajudando a baixar o colesterol. Facilitadora de digestões difíceis pode ser consumida em chá diariamente ou ingeridos os corações de alcachofra nas saladas.

Linhaça

placeholder-1x1

Ação anti-inflamatória, reduz a aterosclerose e diminui o colesterol. Deve ser consumida uma ou duas colheres de sopa por dia em sementes inteiras.

Berinjela

placeholder-1x1

Colocar os pedaços cortados em água durante a noite, coar e beber a água durante o dia.

Gugul

placeholder-1x1

É uma resina purificada, tem sido um dos suplementos mais utilizados para baixar o colesterol. Previne a formação das placas de aterosclerose e promove a regressão das já existentes.

Cana-de-açúcar

placeholder-1x1

Um dos principais alimentos no combate ao colesterol, reduzindo o colesterol total e o LDL, aumentando o HDL. Não existe a infusão, podendo ser consumido sob a forma suplemento alimentar.

Arroz vermelho fermentado

placeholder-1x1

Inibe a formação de células adiposas e protetor das paredes das artérias, sendo por isso, um dos eleitos melhor alimento no combate ao colesterol sob a forma de suplemento alimentar.

Outros alimentos e plantas para combater o colesterol

O gugul, a cana-de-açúcar e o arroz vermelho fermentado podem ser tomados em suplementos isoladamente ou em conjugação num mesmo suplemento, podendo ser adquiridos em ervanárias ou farmácias.

No seu dia-a-dia elimine os fritos, opte pelo azeite e margarina em vez de óleo e manteiga. Substitua o pão branco pelo integral, evite os queijos e os iogurtes ou prefira os magros, beba leite de vaca magro ou experimente leite de soja. Troque as carnes vermelhas por carnes brancas sem pele ou pelo seitan e tofu. Consuma peixes rico em ómega 3 como o salmão, cava e a sardinha. Aumente o consumo de vegetais e fruta.

Pratique exercício, o que preferir. As caminhadas são sempre uma excelente opção.

Assuma-se como principal responsável pela sua saúde! Não se vai arrepender! Viva melhor.

Veja também: