Plano de Saúde Medicare

Gratuito durante 6 meses!

Ao clicar concordo receber comunicações de marketing directo enviadas por e-konomista.pt

Saber mais

10 tratamentos naturais para a colite ulcerosa

A colite ulcerosa pode ser um grande drama para quem vive com a doença, mas é possível reduzir os seus males e encontrar a melhor forma de a encarar.

10 tratamentos naturais para a colite ulcerosa
Sabia que linhaça, gengibre, maçã e mamão reduzem os sintomas da doença?

A colite ulcerosa é uma patologia crónica, que altera toda uma vida e interfere diretamente no dia a dia de quem sofre com os seus sintomas. Descubra como identificar a doença, como reduzir o problema e saiba ainda como aliviar o mal-estar através de 10 sugestões de tratamentos naturais para a colite ulcerosa. 
 

O que é a colite ulcerosa?

A colite ulcerosa é uma complicação gastrointestinal que provoca muito incómodo no doente. A doença é crónica, atinge essencialmente o intestino grosso e provoca úlceras no cólon. 

Quando o cólon inflama, seja pela presença de bactérias, fungos, vírus ou mesmo por causas emocionais, todos os órgãos que estão relacionados com o seu funcionamento podem sofrer alterações importantes.
 


Quais são os sintomas da colite ulcerosa?

Os sintomas mais comuns da colite ulcerosa são:
  • Vómitos
  • Dores abdominais
  • Diarreia
  • Prisão de ventre
  • Retenção de líquidos
 


Como evitar as complicações da colite ulcerosa?

Os tratamentos naturais para a colite ulcerosa e uma alimentação balanceada são essenciais para evitar a irritação do sistema digestivo. É indicado o maior consumo possível de alimentos naturais e frescos, que forneçam os nutrientes necessários ao organismo e tenham um alto teor de fibras.

Fique longe do álcool e das comidas apimentadas e evite ao máximo os excessos de café.



10 sugestões de tratamentos naturais para a colite ulcerosa


1. Hortelã

As folhas de hortelã  fazem com que as glândulas salivares aumentem a sua produção e desta forma proporcionam uma melhoria no funcionamento de todo o sistema digestivo.


2. Chá de gengibre

O gengibre alivia a sensação de “barriga inchada”, reduzindo a distensão abdominal e proporcionando o alívio dos sintomas associados a esta condição, como dores e diarreia.


3. Tisana de cevada

Já ouviu falar na erva de cevada? Ela é uma fonte rica em vitaminas, fibras, clorofila e e sais minerais, que são essenciais para controlar a colite ulcerosa. Esta erva ajuda no combate às células cancerígenas, tem baixo índice glicémico e elevado teor em proteína vegetal. Quanto maior for o seu consumo, melhor será o funcionamento do intestino.
 

4. Duas colheres e já está

Junte duas colheres de vinagre de maça e duas colheres de mel num copo de água, misture e beba três copos por dia antes das refeições. Uma receita simples e eficaz contra os sintomas da colite.


5. Raíz de alteia

Ferva uma chávena de água com uma pitada de raiz de alteia por 5 minutos e deixe arrefecer. Após coar, beba o equivalente a uma chávena por dia durante várias semanas. 


6. Faça a sua vitamina contra a colite

Junte uma maça, uma cenoura, um pepino e uma beterraba pequena e bata com água. Pode beber a mistura pela manhã ou à tarde todos os dias. 


7. Linhaça e água

À noite, deixe repousar uma ou duas colheres de linhaça em meio copo de água. Misture bem e beba no dia seguinte ao acordar, de preferência ainda em jejum. 


8. Água de arroz 

Deixe ferver uma chávena de arroz em três de água durante vinte minutos. Após deixar repousar e coar, tem um dos mais simples tratamentos naturais para a colite ulcerosa.
 

9. Sumo de áloe vera

Este sumo pode ser preparado em casa ou comprado pronto em lojas especializadas em produtos naturais. Esta planta é uma poderosa ajuda para reparar a mucosa do cólon e de todo o aparelho digestivo. 
 

10. Maçã e mamão

Quem sofre de colite deve aumentar ao máximo o consume destas frutas poderosas. Elas contêm substâncias essenciais ao alívio do incómodo. 

Veja também: