Descubra com que frequência deve limpar o interior do carro

O interior do carro suja-se com facilidade, especialmente se viajar com muitas pessoas e crianças. Recorra a profissionais duas vezes por ano.

Descubra com que frequência deve limpar o interior do carro
Limpe o interior do carro uma vez por mês

O carro é um local onde se passa imenso tempo, usado, muitas vezes, por várias pessoas, e que se suja (por dentro e por fora) com alguma facilidade.

Tal como se faz com a casa, também deve ter uma rotina de limpeza para o interior do carro. Mas com que frequência, e como fazê-lo?

Peritos em interiores de carros indicam que deve limpar o interior do seu veículo pelo menos uma vez por mês.

Como e quando limpar o interior do carro

Regra geral, o carro deve ser limpo um vez por mês. Mas se transportar mais do que uma pessoa, levar os filhos a treinos, escola, etc., então é recomendável limpar o veículo por dentro pelo menos duas vezes por mês.

Michael Dickson, presidente da International Detailing Association, aconselha a recorrer a profissionais para limpar o interior do carro duas vezes por ano.

As diferentes partes do interior da viatura requerem diferentes níveis de atenção e cuidados. Tenha o seguinte em conta sempre que limpar o interior do carro:

1. Interiores de cabedal precisam de ser limpos regularmente. Em particular antes de chegar o inverno. Isto vai manter o cabedal suave e confortável ao toque, prevenindo que seque e comece a ter fissuras.

2. Aspirar o carro a cada duas semanas, ou pelo menos uma vez por mês, para se certificar de que terras e areias saem (use algo como uma raquete para bater nos bancos e retirar a terra, areia e pó dos assentos, e conseguir aspirar mais eficazmente);

3. Se tiver crianças ou animais de estimação, deve limpar o interior do carro com mais frequência.

4. Sempre que algo foi derramado no carro, limpe de imediato para evitar nódoas. Use pouca água e uma esponja limpa para retirar a substância. Se necessário, utilize um detergente próprio.

5. Superfícies de vinil são fustigadas pelos raios UV do sol e pelo frio. O frio e o quente podem desgastar o vinil, por isso tente manter a superfície sem pó e aplique uma solução protetora uma vez por mês.

6. Acabamentos em madeira (ou imitação) precisam de ser limpos da mesma forma do que o vinil, mas não use químicos fortes.

O interior do seu carro deve ser completamente limpo uma vez por mês, mas é importante ir sempre fazendo pequenas limpezas: vá limpando o pó da superfície e remova qualquer lixo do veículo com frequência.

É também fundamental limpar a caixa de lixo/cinzeiro do carro, porque lá se acumulam cheiros, e os maus cheiros são mais difíceis de remover.

Veja também:

Ana Duarte Ana Duarte

Jornalista e gestora de comunicação no projeto Patient Innovation, Ana Duarte é mestre em Ciências da Comunicação, pela Universidade do Porto. A sua paixão pela escrita começou cedo, quando aprendeu a escrever e começou a criar os seus próprios jornais. Interessa-se por tecnologia, desporto, cinema e literatura.

Também lhe pode interessar: