Plano de Saúde Medicare

Gratuito durante 6 meses!

Ao clicar concordo receber comunicações de marketing directo enviadas por e-konomista.pt

Saber mais

6 dicas para combater a fadiga

As férias terminaram, o regresso à escola dos filhos e ao trabalho dos pais, pode ser muito cansativo. Convém estar preparado para superar a situação.

6 dicas para combater a fadiga
Saber como combater a fadiga é importante

O ‘problema’ das férias é que quando elas terminam é necessário voltar à rotina e ao ritmo do dia-a-dia. O nosso corpo ressente-se, muitas vezes, desse impacto e o cansaço apodera-se de nós. Ter uma estratégia definida para combater a fadiga será, sem dúvida, uma vantagem para si.

Pequenas mudanças nos seus hábitos farão toda a diferença. A sensação de falta de energia física e mental é o sintoma mais comum de quem se sente cansado. O que contribui para um maior desânimo e desmotivação que acabam por afectar negativamente a sua produtividade. Contrariar estes sentimentos é crucial para recuperar o vigor e sentir-se feliz. Está nas suas mãos alterar este cenário.

A verdade é que com pequenas alterações no seu estilo de vida, é possível recuperar a energia e reforçar a vitalidade. A sua performance profissional e o seu desempenho em casa irão reflectir essa postura. Para o ajudar, vamos partilhar consigo 6 dicas para combater a fadiga. Ponha em prática os nossos truques e depois avalie os resultados.


6 dicas para combater a fadiga


1. Alimentação saudável

É essencial comer bem. Comece o dia com um bom pequeno-almoço (fruta, cereais integrais, ...) e não salte refeições. Aliás, tente comer de 4 em 4 horas, intercalando as principais refeições com pequenos lanches. Os alimentos frescos, a fruta, as proteínas magras e os legumes são os seus maiores aliados. Evite os açúcares e as comidas processadas.



2. Beber água

agua

Um conselho tão simples e tão importante. O nosso organismo precisa de se manter hidratado. Deve ingerir, pelo menos, entre 1,5l e 2l de água diariamente. Se tem dificuldade em beber água, opte pelo chá e pelas infusões sem açúcar ou águas aromatizadas naturalmente. A ingestão destes líquidos é fundamental para o bom funcionamento do corpo humano.



3. Actividade física regular

Não se iluda. A prática de exercício físico é uma das melhores dicas para combater a fadiga. Pelo menos 30 minutos por dia. Andar, nadar, correr, jardinar são bons exemplos. O importante é estar activo, para que o corpo liberte endorfinas e se sinta bem. Quanto mais exercício praticar, melhor se irá sentir. Vai dormir tranquilamente e acordar com mais energia.



4. Descansar

descansar

Muito lógico mas tão negligenciado. Combater a fadiga passa por deixar o corpo e a mente relaxarem. Não leve trabalho para casa. É preciso manter um equilíbrio entre o lado profissional e o pessoal. Dedique algum do seu tempo livre a si próprio. Leia, ouça música, pratique ioga, apanhe ar fresco e sol… Concentre-se em si e no que o faz feliz.



5. Sono tranquilo

Como? Antes de ir para a cama evite comer (2 a 3 horas antes) e beber bebidas alcoólicas e estimulantes. Ainda que pense que o vão ajudar a descontrair, não é verdade. Terá mais dificuldade em adormecer. Não tenha distrações no quarto: televisão, telefone, computador. Hora de deitar e acordar definidas. Ajuda tomar um bom banho quente antes de dormir.



6. Ter um plano

As rotinas são cruciais. Crie um plano onde inclua os seus horários de refeições, de sono, de actividade física, de tempos livres. Na prática, será pegar nas dicas que mencionamos anteriormente e organizar um esquema semanal ou mensal que deve seguir. Com o tempo vai ver que a nova rotina irá ajudá-lo a sentir-se como novo.

Veja também: