Publicidade:

Como combater a gripe com 4 simples ações

Aprenda a combater a gripe com 4 dicas simples. Assim vai ficar menos suscetível às mudanças de temperatura e às constipações que o frio e os vírus provocam.

Como combater a gripe com 4 simples ações
4 dicas para combater a gripe

O aparecimento da gripe é algo muito comum sobretudo quando se transita do outono para o inverno. Não há uma fórmula perfeita para combater a gripe e não apanhar constipações, mas há muitas medidas a tomar para reduzir as probabilidades de ter gripe.

A febre, as dores musculares, os espirros e a tosse, entre outros, são muitos dos sintomas que gostaríamos de evitar e que a gripe traz. Veja aqui as precauções que pode tomar para ficar menos suscetível a esta condição e evitar que tenha de faltar à escola ou ao trabalho.

4 formas para combater a gripe

1. Limpe o ecrã do telemóvel

A maioria dos telemóveis hoje em dia são touch, o que significa que passamos muito tempo com as mãos no ecrã do smartphone. Existem germes em todo o lado, mas como quase toda a gente passa horas durante todo o dia com os dedos (e com a orelha) neste dispositivo, é fundamental limpar o ecrã regularmente.

Existem estudos que provam que alguns smartphones contêm mais bactérias do que o assento das sanitas. É recomendável que limpe o ecrã deste gadget todos os dias, com um pano suave e fino.

2. Descanse

Quando se está com gripe, dormir e ficar na cama é uma das melhores opções. No entanto, estudos reportam que o sono que realmente faz a diferença é o sono antes de se ficar com gripe. Pessoas que dormem mais do que seis horas por dia são mais eficazes a combater a gripe do que as que dormem menos do que estas seis horas diárias. Isto porque uma boa dose de descanso ajuda a potenciar o sistema imunitário.

combater a gripe

3. Lave as mãos com frequência

Lave as mãos sempre que possível. Quando acorda, antes de ir dormir, antes e depois de comer e sempre que vai à casa de banho. Use sabão e água com abundância. Esfregue bem as mãos uma na outra e certifique-se que o processo não é feito a correr: perca tempo a lavar bem as mãos. Isto vai ajudar a eliminar germes com mais frequência.

4. Ingira mais vitamina D

Estudos publicados no Archives of Internal Medicine revelam que adultos com baixos níveis de vitamina D no sangue têm mais probabilidades de contrair doenças infeciosas no sistema respiratório do que aqueles com níveis mais altos de vitamina D. A investigação mostra que a vitamina D desempenha um papel central na função imunitária do organismo. Salmão e atum são fontes desta vitamina.

Veja também:

Ana Duarte Ana Duarte

Jornalista e gestora de comunicação no projeto Patient Innovation, Ana Duarte é mestre em Ciências da Comunicação, pela Universidade do Porto. A sua paixão pela escrita começou cedo, quando aprendeu a escrever e começou a criar os seus próprios jornais. Interessa-se por tecnologia, desporto, cinema e literatura.