Conheça a melhor combinação de alimentos que ajudam a emagrecer

Perder peso é uma decisão com vários desafios, mas também com novas descobertas. Conheça a combinação de alimentos que ajudam a emagrecer.

Conheça a melhor combinação de alimentos que ajudam a emagrecer
Como emagrecer com escolhas acertadas

Cada vez mais se comprova que o fundamental para perder peso não é passar fome, mas sim fazer as escolhas acertadas. Alimentos saudáveis, com os nutrientes certos e, sobretudo, bem conjugados, podem ajudar a combater o sentimento de fome por mais tempo e queimar algumas calorias. Siga as nossas sugestões e conheça a combinação de alimentos que ajudam a emagrecer.

Combinação de alimentos que ajudam a emagrecer: sugestões

1. Abacate e vegetais de folha verde

abacate

Parece um facto óbvio, mas os vegetais de folha verde como alface, espinafre ou couve são extremamente saudáveis pelo baixo valor calórico. Conjugue estas opções com abacate para se sentir mais satisfeito. Além de o abacate ter gordura saudável e necessária, ajuda a absorver os antioxidantes fornecidos pelos vegetais.

2. Papas de aveia e nozes

papas de aveia

Esta combinação de alimentos que ajudam a emagrecer dá-lhe uma grande quantidade de fibra, importante para uma dieta de perda de peso. A fibra é de digestão lenta, as papas de aveia deixam-no sem fome durante mais tempo e as nozes dão aquele toque crocante tão agradável.

3. Sopa de vegetais e feijão

soup

Um prato base da dieta portuguesa, tão simples, saboroso e saudável. Uma sopa de legumes antes do prato principal do almoço ou jantar enche o estômago de líquido, o que o impedirá de abusar durante o resto da refeição. O feijão também ajuda porque, além de dar consistência à sopa, é rico em fibra e proteína, elementos fundamentais para uma dieta de perda de peso.

4. Carne vermelha e bróculos

carne

A carne vermelha pode não parecer a escolha mais óbvia, mas na realidade, ingerida em moderação é benéfica. Além da proteína, fornece quantidades de ferro importantes para ajudar o organismo a criar glóbulos vermelhos. Os bróculos contribuem com uma alta quantidade de vitamina C, que o corpo transforma em ferro.

5. Chá verde e limão

chá

O chá verde está carregado de antioxidantes que ajudam a queimar calorias e gordura. O limão ajuda a absorvê-los. Junte algumas gotas ao seu chá.

6. Salmão e batata-doce

salmon

Já deve ter ouvido falar em ómega 3 e em como é benéfico para a saúde. Saiba que também ajuda a perder peso. Para consumir uma boa quantidade de ómega 3, coma salmão. Além disso, também contém proteína e, combinado com a batata-doce, cria uma refeição completa e satisfatória.

7. Iogurte e amoras

iogurte

Esta combinação dá-lhe as quantidades de cálcio e vitamina D que precisa para emagrecer. Procure iogurtes com boas quantidades desta vitamina e coma-o com amoras ou outro tipo de fruto vermelho, que além de dar alguma doçura e cor, é rica em fibra.

8. Couve-flor e azeite

azeite

A couve-flor tem muito poucas calorias (cerca de 27 numa quantidade equivalente a uma chávena) e um índice glicémico ainda mais baixo. Este tipo de vegetais ajuda na perda de peso. Salteie couve-flor com um fio de azeite (gordura saudável) ou asse no forno e use como acompanhamento de um alimento proteico.

9. Pistácios e maçã

maçã

O snack perfeito para o lanche deve incluir uma fonte de proteína, gordura saudável e fibra para enganar o estômago durante mais tempo. O pistácio é um dos frutos secos com menos calorias. A maçã contribui com a doçura natural da fruta e a fibra. O trabalho de descascar os pistácios também vai ajudá-lo a não abusar e ingerir uma quantidade mais recomendada.

10. Chocolate negro e amêndoas

choc

Realmente não precisa de abdicar de chocolate para conseguir emagrecer. Se combinar chocolate negro com uma mão-cheia de amêndoas ao meio da manhã ou da tarde, está a manter os níveis de açúcar no sangue equilibrados. Um prazer sem culpa.

Veja também:

Júlia Rocha Júlia Rocha

Licenciada em Ciências da Comunicação pela Universidade do Porto, sempre se deu bem com os livros, teclados de computador e canetas. A importância da palavra escrita num mundo tecnológico, aliada à história, ao cinema, literatura e televisão, são os seus maiores campos de interesse.