4 razões para comer iogurte antes de dormir

Tem fome antes de ir se deitar e não sabe o que escolher? Veja 4 boas razões para optar por comer iogurte antes de dormir.

4 razões para comer iogurte antes de dormir
Prefira sempre os naturais

As opiniões sobre comer iogurte antes de dormir podem divergir. Enquanto alguns especialistas entendem que o iogurte pode ser um ótimo alimento para substituir a vontade de comer doces à noite, outros afirmam que o iogurte deveria ser consumido apenas pela manhã.

iogurte

A verdade é que não são aconselháveis todos os tipos de iogurte antes de dormir. Alguns tipos possuem muita gordura, outros possuem muito açúcar, e podem prejudicar o seu sono.

Porém, um copo de iogurte, natural ou probiótico, antes de dormir não pesa no estômago, ajuda o corpo a funcionar melhor e satisfaz o desejo de um snack antes de ir para a cama.

4 motivos para comer iogurte antes de dormir

Ajuda a dormir melhor

sleep

Iogurte contém triptofano, um aminoácido que participa na produção de hormonas essenciais para a regularização do corpo e do sono, como a serotonina e melatonina.  A ingestão do aminoácido auxilia na produção destas hormonas tão importantes para o relaxamento do corpo e, consequentemente, para uma boa noite de sono.

É recomendado a quem apresenta problemas de insónia, a ingestão de um copo de iogurte natural antes de se deitar e, a partir disto, realizar um acompanhamento para saber se o alimento produziu alguma diferença.

Indicado também para os intolerantes

iogurte

O hábito de beber um copo de leite antes de dormir parece simples, mas tem uma razão: leite também possui triptofano. No entanto, os intolerantes à lactose precisam, muitas vezes, de se privar desse hábito em nome do seu bem-estar.

Acontece que nos iogurtes a lactose é convertida em ácido lático, o que faz com que o alimento possa ser consumido, com moderação, também pelos intolerantes à lactose.

Auxilia a digestão

digest

Um bom sistema digestivo percorre um longo caminho para se manter sempre saudável. Afinal, muitos dos problemas de saúde estão conectados com a saúde dos intestinos, incluindo o sistema imunitário e problemas da tiroide. Portanto, ter o sistema digestivo saudável é essencial para todo o organismo.

Os alimentos probióticos são compostos basicamente por bactérias que formam a flora intestinal normal do corpo humano. Estas bactérias estão presentes no organismo desde o dia em que nascemos.

O leite e os seus derivados, como iogurtes, kefir e manteigas, são alimentos probióticos naturais. Por isso, comer iogurte antes de dormir ajuda a prevenir sintomas e desconfortos gastrointestinais, além de ser de fácil digestão.

Ajuda na manutenção do peso

healthy

Assim como o que se come durante o dia, o que é ingerido antes de ir para cama também afeta diretamente o seu peso corporal. O iogurte é um snack pouco calórico se consumido sem açúcares adicionados e pode substituir o doce após o jantar.

Veja também: