PLANO DE SAÚDE MEDICARE - 6 mensalidades sem compromisso

Como escolher a comida para cão

Existem diferentes tipos de comida para cão para cada momento da vida destes quatro patas. Descubra-as!

Como escolher a comida para cão
A alimentação cuidada é fundamental para uma saúde plena!

Chega às prateleiras do supermercado e depara-se sempre com tantas opções de comida para cão que nem sabe o que escolher? Pois é, as opções são muitas, mas não é por acaso….Cada cão é um cão e tem diferentes necessidades!

A grande regra de ouro é esta: não dê comida de humano aos cães! Existe muito esta tendência, mas os cães não têm o sistema digestivo preparado para digerir as nossas comidas, e os condimentos então… Mais grave é quando se trata de cães de raça, que têm mais probabilidades de vir a desenvolver mais problemas de saúde.

Existem diferentes tipos de comida para cão, de acordo com a sua idade, porte (pequeno, médio, grande ou gidante) ou até mesmo consoante necessidades especiais (cães mais ativos, cães com excesso de peso), cães com problemas digestivos…

Além disso, existe comida para cão para todo o tipo de bolso: desde as mais baratas às mais premium. Claro está que quanto mais elevado o preço, por norma, melhores são as propriedades e os ingredientes que as mesmas contêm.

Relativamente às indicações de utiização, o seu cão deve comer duas vezes ao dia (preferencialmente sempre à mesma hora), sendo que água fresca e limpa deve estar sempre à sua disposição.

 

Diferentes tipos de comida para cão para diferentes casos

 

Ração junior

Este tipo de comida para cão destina-se aos nossos amigos de quatro patas até perfazerem um ano. Algumas delas são inclusivamente enriquecidas com leite, de forma a suprirem todas as necessidades nutricionais especiais de um cão bebé.

 

Ração adulto

A partir do primeiro ano, esta é a ração utilizada de modo mais frequente. Com propriedades nutritivas para um correto crescimento do cão, esta ração é rica em vitaminas e minerais específicos para os animais.  

 

Ração adulto ativo

Este tipo de ração é semelhante ao da ração para adulto, mas são mais ricas em termos calóricos de forma a que os cães mais ativos consigam repor todas as energias gastas ao longo do dia.

 

Ração idoso

Especialmente desenhada para cães com mais idade, este tipo de comida para cão tem um reforço de ferro e outras propriedades para que o animal tenha o máximo de saúde ao longo do resto da sua vida.

 

Ração light

Existem alguns cães que acabam por ter excesso de peso, seja por uma alimentação inadequada ou por falta de exercício físico. Este tipo de comida para cão é especialmente desenhado para estas situações.

 

Ração especial raças

Os animais de raça são especialmente sensíveis no que diz respeito à alimentação. Existe, por isso, comida para cão especialmente desenvolvida para estes casos, com uma série de anti alergénicos de modo a que seja bem digerida.

 

Ração especial peles sensíveis

Certamente já ouviu a expressão “o pêlo de um cão reflete o que ele come”. E isto é especialmente utilizado nos cães que tenham algum tipo de problema de pele. Existe comida para cão com propriedades calmantes para a pele e que estes animais devem consumir em exclusivo, correndo o risco de piorarem o seu problema de pele se não o fizerem.

Veja também: