PLANO DE SAÚDE MEDICARE - 6 mensalidades sem compromisso

Como escolher a melhor comida para gato

Há sempre tantas opções que acabamos por nos perder! Saiba como escolher a melhor comida para gato.

Como escolher a melhor comida para gato
Mime o seu felino!

Tem um gato (ou mais) em casa e trata-o como um verdadeiro rei? Como se fosse um segundo elemento da família?

Se tem todos os cuidados de higiene e de segurança com o seu bichinho, não deve deixar de o fazer também no que respeita a alimentação.


Guia essencial de comida para gato

O primeiro passo a cumprir é o seguinte: não dê da sua comida. Ela não é a melhor comida para gato. Por mais cuidado que tenha na sua preparação, dificilmente consegue garantir que todas as vitaminas e minerais necessárias ao bom crescimento do gato estejam presentes.

Além disso, deve sempre ter água fresca e limpa para o seu gato, num local seco e fresco. De notar que tanto a água como a própria comida devem estar num local sossegado, que não tenha passagem de muita gente, pois os gatos gostam da sua privacidade na hora da refeição.

 

Secos ou húmidos?

Existem dois tipos de alimentos para gatos: biscoitos secos ou ração húmida. Preferencialmente deve dar ao seu gato os biscoitos secos. Além de o ajudarem na dentição, esta comida para gato é mais facilmente digerida pelo seu amigo de quatro patas.

Guarde os alimentos húmidos para ocasiões especiais em que lhe apetece mimar o seu gatinho. Caso contrário, pode acontecer que o gato rejeite a comida seca e só queira a húmida.

 

Junior, active ou sénior?

Dentro da ração para gatos, existem diferentes opções de acordo com o estádio de desenvolvimento do seu gato: até ao ano, deve escolher a ração junior, a partir do momento que é adulto, pode optar pela ração mais standard, e a partir da idade sénior, deve escolher a ração específica para idades mais avançadas.

Pode ainda surgir o caso de recolher um gatinho bebé que ainda quase não consiga mastigar. Nestes casos deve optar por uma ração que pode ser diluída em água, que tem nos seus componentes leite próprio para gatinhos bebés.

 

Necessidades especiais

Se o seu gato tiver problemas de pele, de pêlo, problemas digestivos ou alguma intolerância, existe uma comida específica para cada caso. Leve o seu companheiro de quatro patas ao veterinário, que lhe fará uma recomendação da melhor ração a utilizar.

 

Complementos

Existe no mercado uma série de complementos à comida para gato. Pequenas recompensas para quando merece, objetos específicos para a saúde dental ou mesmo uma pasta para as bolas de pêlo são algumas das opções que pode comprar para fazer a vida do se gato ainda mais feliz!

Veja também: