PLANO DE SAÚDE MEDICARE - 6 mensalidades sem compromisso

Comida para quimioterapia: 10 alimentos que vão ajudar

Apresentamos alimentos aconselhados para fazerem parte da comida para quimioterapia. Ajudam a minimizar os efeitos deste tratamento.

Comida para quimioterapia: 10 alimentos que vão ajudar
Alimentos suaves durante um tratamento agressivo

A quimioterapia é um tipo de tratamento que visa eliminar as células doentes do nosso corpo. Durante este processo, o paciente sofre de alguns efeitos secundários que lhe causam momentos de dor e desconforto. Proporcionando momentos de maior conforto, existem alimentos que ajudam nesta etapa e que fazem parte da comida para quimioterapia. Fique a saber quais são.


10 alimentos que fazem parte da comida para quimioterapia

 

1. Cenouras 

Segundo vários estudos realizados, as cenouras reduzem o risco do cancro no pulmão, da mama e do cólon.  Eis um exemplo de comida para quimioterapia, que representa benefícios para a saúde.
 


2. Molhos

Acompanhar os alimentos que consome diariamente com molhos irá ajudar a engolir. Desta forma irá combater a sensação de boca seca e será mais agradável ao paladar do doente.  
 


3. Alimentos para a diarreia

Arroz, bananas, maças cozidas, puré de batata ou macarrão são alimentos que ajudam a combater a diarreia durante a quimioterapia. Por sua vez deve evitar alimentos integrais ou gordurosos. 
 


4. Alimentos para a obstipação

Por obstipação entende-se prisão de ventre. É um dos sintomas vivenciados pelo doente aquando do tratamento da quimioterapia. Para que possa ultrapassar este desconforto, e claro sem nunca esquecer que deve beber muita água, inclua nas suas refeições: couves, feijões, ervilhas e saladas. Sopa com legumes também ajudará. 
 


5. Alimentos que combatem a perda de apetite

Antes de falarmos sobre os alimentos que irão resolver a perda de apetite, é importante frisar que, como a quimioterapia é um tratamento que desgasta tanto a nível físico como a nível psicológico, o doente sente dificuldades em abstrair-se dos seus problemas. Desfrute de uma refeição num ambiente escolhido por si mesmo e, se possível, diferente do que está habituado.

Sumos, vitaminas e iogurte de frutas são alimentos que o vão ajudar. Comer várias vezes ao dia também é aconselhável.
 


6. Chá de gengibre alivia náuseas

Frequentemente ligado ao tratamento da quimioterapia estão os enjoos e as náuseas. Neste capítulo saiba que o chá de gengibre preconiza-se como um dos principais elementos para diminuir os efeitos negativos do cancro.



7. Alimentos para dor na boca

Puré, arroz, ovos, sopas são exemplos de alimentos que ajudam a amenizar este tipo de desconforto. No entanto, deve evitar biscoitos, batatas fritas e vegetais crus, assim como molhos quentes, salsa e pimentas, que podem piorar as feridas na boca e, consequentemente, a dor. 
 


8. Para fortalecer o sistema imunológico

O exemplo de comida para quimioterapia mais forte para o combate aos efeitos secundários deste tratamento agressivo. Grelhados, cozidos ou crus, cebolas e alhos são altamente recomendados. Com os seus altos níveis de antioxidantes, fortalecem o sistema imunológico contra o cancro.
 


9. Proteínas

Deve comer mais proteínas quando submetido a um tratamento de quimioterapia. A proteína dá mais energia e os músculos ficam mais resistentes. Proteínas magras como ovos, peixe e frango são uma boa opção. 



10. Alimentos ricos em selénio 

Nozes do Brasil, frutos do mar, aveia e arroz integral são grandes fontes de selénio, importante proteína que serve como fiel aliado à luta contra a epidemia do cancro. 


Veja também: