Comida saudável para animais: os 17 melhores alimentos para o seu cão

De certeza que já ouviu dizer que não se deve dar doces aos animais. Neste artigo dizemos-lhe também que comida é saudável para o seu cão.

Comida saudável para animais: os 17 melhores alimentos para o seu cão
Algumas frutas são muito benéficas para os cães

Quantas vezes teve vontade de dar um pouco de comida ao seu cão, quando ele olha para si com aquele ar de infelicidade, durante a refeição? Eles são especialistas em fazer aquele olhar que nos derrete, mas há coisas que, de facto, são muito perigosas de se dar a um cão e até a outros animais, porque os organismos deles são diferentes dos nossos.

Mas não precisa de ficar limitado à ração. Pode variar um pouco as refeições do seu amigo sem que ponha a saúde dele em risco. Descubra a comida saudável para animais, para lhes poder dar algumas coisas sem culpa.

Comida saudável para animais: o melhor para os cães

1. Peixe

peixe salmao salmon fish

Todos sabemos que os gatos gostam de peixe, mas os cães também são apreciadores. Alguns peixes são até bastante benéficos para eles, porque têm ómega 3.

O atum, a sardinha e o salmão selvagem (do mar) são particularmente bons para o pelo do seu cão. O ómega 3, presente nestes peixes, é uma gordura boa, deixando o pelo brilhante e saudável. Para além disso, tem muitas proteínas e vitaminas, ajudando a fortalecer o sistema imunológico do seu animal.

2. Carne magra

A carne magra é benéfica para o seu cão porque tem muitos aminoácidos e vitaminas do complexo B, o que resultará em muita energia. Talvez seja melhor apostar numa alimentação que lhe dê energia a si também, para conseguir acompanhar a pedalada do seu cão.

3. Fígado

O fígado é uma grande fonte de vitaminas A, B e K, assim como de ferro.

Mas, atenção! Mesmo a comida saudável para animais pode ter contraindicações. Não exagere na quantidade de fígado porque se pode tornar tóxico. O consumo pode ser diário, mas não mais do que 1 grama por cada quilo corporal do seu cão.

4. Aveia

aveia

Está na moda nos cozinhados para as pessoas, mas também é benéfico para os cães, principalmente se já forem velhos. A aveia é rica em fibra, que ajuda a regular a atividade intestinal.

Cozinhe-a antes de a dar ao seu amigo de 4 patas.

5. Batata-doce

batata doce sweet potatoe

Este é outro alimento que deve ser cozinhado antes de o servir ao seu cão. Coza-a a vapor.

A batata-doce contém vitamina B6 e C.

6. Ovo

É excelente para a dieta dos cachorros por ser uma boa fonte de proteínas.

7. Salsa

salsa

Para além de ser uma boa fonte de potássio e cálcio, a salsa combate o mau hálitos dos cães, que é um problema que, geralmente, eles têm.

Se não sabia como temperar alguma da comida saudável para animais mencionada até aqui, fique a saber que este é um alimento bom para esse efeito.

8. Pera

As peras são boas, mas não se esqueça de retirar os caroços, que são tóxicos para os cães.

9. Queijo e requeijão

Os queijos costumam ser ricos em gordura, por isso escolha os que têm menos. O queijo cottage é uma boa opção, até porque é rico em cálcio e proteína. Mas antes de lho dar, garanta que o seu cão não é intolerante à lactose.

10. Iogurte grego

iogurte yogurt

O iogurte grego também é rico em cálcio e proteína. Tem ainda a vantagem de ter bactérias boas para o sistema digestivo do seu cão. Mas evite os iogurtes com açúcar ou adoçante.

11. Pipocas

Não precisa de levar o seu cão ao cinema, mas pode dar-lhe pipocas, desde que não acrescente mais nada. Sal, açúcar, manteiga e outros extras estão proibidos.

As pipocas têm poucas calorias e são ricas em potássio, que são boas para os ossos. Sais minerais, cálcio, magnésio e fósforo são outras vantagens do consumo das pipocas.

12. Linhaça

A linhaça é uma grande fonte de ómega 3, por isso é boa para a pele e pelo do seu cão.

13. Ervilhas

Deve ser mais fácil convencer o seu cão do que os seus filhos a comer ervilhas. Mas opte pelas ervilhas naturais em vez das de conserva, que costumam ter muito sal.

As ervilhas fazem parte da comida saudável para animais porque são uma boa fonte de potássio, fósforo e vitamina B.

14. Brócolos

brocolos brocolis

Os brócolos são vegetais ricos em vitaminas e são muito nutritivos para os cães. Mas, tal como o fígado, não deve ser dado em excesso porque podem causar irritação gastrointestinal.

15. Cenoura

A grande vantagem das cenouras é o facto de ajudarem no desenvolvimento e limpeza dos dentes caninos.

16. Maçã

Tal como com a pera, devem ser retirados os caroços. E como a cenoura, ajudam a limpar a dentição, à semelhança do que acontece com as pessoas.

17. Coco

coco coconut

Esta fruta faz parte da comida saudável para animais porque contém ácido láurico, que elimina bactérias patogénicas e vários vírus.

Agora que já sabe de vários alimentos benéficos para o seu melhor amigo, não precisa de lhe dar sempre ração. Vai fazer com que o seu cão tenha uma saúde melhor e acredite que ele vai ficar muito agradecido por ter uma ementa mais variada.

Ainda assim, nunca é demais saber a opinião do seu veterinário.

Veja também: