Como abrir uma empresa

Abrir uma empresa é um processo cada vez mais simples. Veja como o pode fazer e quais os passos a dar para criar a sua própria empresa

Como abrir uma empresa
Conheça os passos necessários
  • A aposta nos negócios próprios tem vindo a crescer. Informe-se como pode lançar o seu negócio

Espaços Coworking para pequenas empresas e freelancers

Há muito tempo que pensa em abrir uma empresa e dar luz ao negócio com que sempre sonhou? Tem uma ideia genial e quer pô-la em prática? Quer saber quando é que isto pode custar ou quais os passos necessários para abrir uma empresa? Veja abaixo tudo o que precisa de saber.
 

O que preciso para criar uma empresa?

Actualmente, o processo associado à abertura de uma empresa é algo que se faz quase instantaneamente e sem ter, na maioria dos casos, de sair de casa. Antes de qualquer outra coisa, para abrir uma empresa é preciso ter uma boa ideia e fazer um bom plano de negócio. Faça um estudo, analise o mercado onde quer actuar e pondere o risco. Depois desta primeira parte bem estruturada, sigo os passos seguintes. 
 

Abrir uma empresa online

O avanço da tecnologia já permite a qualquer pessoa criar a sua própria empresa sem sair de casa. Basta um computador, uma ligação à internet e mais alguns requisitos. Se quiser optar por esta modalidade, entre em Empresa Online e siga os passos que lhe são indicados. Neste portal irá conseguir fazer várias coisas, tais como: 
 
Em Empresa Online será possível constituir uma sociedade por quotas, unipessoal ou anónima. 
 

Empresa na Hora

Se a internet não for o seu forte e preferir, ainda assim, o contacto personalizado, poderá abrir uma empresa presencialmente recorrendo aos balcões disponíveis para tal.
 
Nos balcões Empresa na Hora disponíveis nas Lojas da Empresa é possível constituir uma sociedade unipessoal, por quotas ou anónima em pouco tempo. Para tal, basta que os sócios se façam acompanhar de todos os documentos necessários. A Empresa na Hora também funciona online. 
 

Que documentos são necessários?

  • Certificado de Admissibilidade;
  • Depósito do capital social da empresa;
  • Preparação do pacto ou acto constitutivo de sociedade;
  • Entrega da declaração de início de actividade;
  • Registo comercial e a inscrição na Segurança Social.
 
Para obter estes documentos, terá de recorrer a outro tipo de locais antes de procurar os balcões Empresa na Hora. 
 
Saiba também que pode e deve também consultar o Balcão do Empreendedor (BdE). Este é um ponto singular de contacto para o esclarecer sobre os serviços associados ao exercício de uma actividade económica.
 

Quanto custa?

O custo para constituir uma sociedade é de 360,00€. Este valor é pago no momento da constituição da empresa e inclui também publicações e actos de registo comercial relativos à constituição da sociedade e designação de órgãos sociais ou secretário da sociedade.
No entanto, se houver imóveis associados, a este valor podem acrescer outro tipo de custos. Consulte o Instituto dos Registos e do Notariado (IRN).
 

Já criei a empresa. Onde posso obter financiamento?

Se pretender candidatar-se a algum tipo de financiamento para a sua empresa, consulte no Portal da Empresa as várias hipóteses e requisitos.
 
Veja também: