Como abrir uma loja: os passos que tem de dar

Saiba passo a passo como abrir uma loja para poder avançar com o negócio dos seus sonhos – o sucesso espera-o.

Como abrir uma loja: os passos que tem de dar
O que fazer para poder começar

A ajuda que precisa para o arranque do seu novo negócio está aquiHá muitos empreendedores atrás de uma vida de sucesso, mas não sabem bem como devem proceder para a alcançar. Uma das perguntas que estes empreendedores fazem é: como abrir uma loja?  Na verdade, depois da  motivação chegar, o processo não é difícil e leva apenas alguns passos.
 

5 passos para abrir a sua loja

 

1. Faça um plano de negócios

Antes de mais nada, terá de pensar num bom plano de negócios, isto mesmo antes de pensar como abrir uma loja de X ou de Y. Faça-o cuidadosamente e demore o seu tempo. Pense nas contas todas, em como vai fazer crescer o seu negócio , como vai lidar com a concorrência, qual o público alvo, e como vai ganhar dinheiro.

Analise bem a sua margem de lucro e faça contas acerca de tudo e mais alguma coisa. O objetivo é ter um plano sem falhas graves, para que depois o possa seguir de modo a fazer o seu negócio prosperar, e de modo a encher a carteira.

 

2. Obtenha capital

Era bom poder pensar em como abrir uma loja sem pensar acerca da origem do capital inicial para o fazer. Infelizmente, é um problema real que terá de ultrapassar, visto que não pode cobrir os custos iniciais com gratidão e boas maneiras.

O melhor será abrir com capital próprio, mas se não o tiver terá de recorrer a investidores externos.

 

3. Trate da burocracia

Agora que tem um plano de negócios à prova de bala e capital inicial para seguir em frente com ele, falta tratar da burocracia para poder abrir a loja legalmente. Se possível, consulte um profissional relativamente a todo o processo, e tente ir comunicando o mais possível com a câmara municipal.

Entre outros, precisar de fazer:
  • a inscrição na Segurança Social
  • o registo comercial
  • declarar início de atividade
  • escritura pública
  • licença.
É importante certificar-se que este passo é bem feito para não existirem problemas de futuro.

 

4. Avance com o seu plano de negóios

Agora que tirou da frente a burocracia, está na altura de avançar com o seu plano de negócios, indo desde a inauguração da sua loja até à decoração da mesma. Faça tudo como estipulou e prepara-se para imprevistos. Gerir uma loja não é fácil, mas pode ser muito benéfico. 

Seja flexível e, se vir que algo está mal no seu plano inicial, faça as devidas alterações para que tudo corra bem.

 

5. Faça uma campanha inicial

Pode já saber como abrir uma loja, mas precisa de fazer com que esta seja um sucesso, senão as dores de cabeça da burocracia foram em vão. 

Faça uma campanha inicial para que as pessoas à volta da sua loja saibam que ela existe, e faça o possível para manter cada cliente que conseguir angariar Distribua panfletos, coloque cartazes e peça aos familiares para serem chatos a divulgar a loja. O começo é sempre mais difícil, mas depois da tempestade vem a bonança.
Precisa de dinheiro para começar um novo negócio? Agora é fácil! >>
Veja também: