Publicidade:

Como acelerar o PC: 3 dicas para Windows e Mac

O computador está lento e cheio de ficheiros? Saiba como acelerar o PC, fazendo uma limpeza ao disco sem ter de recorrer a qualquer software.

Como acelerar o PC: 3 dicas para Windows e Mac
Como limpar e acelerar o PC em poucos passos

É frequente ouvirmos os utilizadores queixarem-se do facto de o computador estar lento. Isto deve-se, principalmente, à acumulação de ficheiros e programas instalados no disco rígido. Por isso, é importante saber como limpar e como acelerar o PC.

Existem imensas aplicações que ajudam a libertar espaço no computador, mas o melhor é fazê-lo manualmente. É aconselhável que reinicie o seu PC depois de fazer a limpeza.

Windows: como acelerar o PC em 3 passos


acelerar pc windows

1. Apagar ficheiros

O Windows 10 tem um gestor de armazenamento muito eficaz que dispensa a instalação de qualquer software para libertar espaço no disco. Na app “Definições”, clique em “Sistema” e depois em “Armazenamento”. Aqui consegue identificar as pastas que estão a ocupar mais espaço. Selecione as que têm mais ficheiros e mais pesados e apague, caso já não precise deles.

2. Desinstalar programas

Na maioria dos casos, o computador vem com vários programas pré-instalados. É normal que acabe por não usar muitos desses programas, por isso, deve desinstalá-los. Utilize a app “Definições”, clique em “Aplicações” e depois consulte a lista de aplicações que nunca usa e apague-as.

3. Armazenamento

Abra as “Definições”, depois vá a “Sistema” e, por fim, a “Armazenamento”. Esta funcionalidade vai-lhe possibilitar apagar ficheiros temporários (o que pode deixar o seu computador menos lento) e ficheiros de sistema (o que vai libertar espaço de armazenamento), ao dar-lhe uma noção global do espaço ocupado no disco por cada tipo de ficheiro.

Isto deverá ser o suficiente para lhe ganhar alguns gigabytes. Mas se pretender mais, não tem de instalar nenhuma aplicação. A Microsoft preparou um guia bastante completo para o ajudar a ganhar ainda mais espaço.

Mac: como acelerar o PC em 3 passos


acelerar pc mac

1. Utilizar a gestão de armazenamento

O seu macOS também tem ferramentas para o ajudar a fazer limpeza do disco. Clique no ícone da maçã (situado no canto superior esquerdo do ecrã) e depois escolha a opção “Acerca deste Mac”. De seguida, clique no separador “Armazenamento” e depois clique no botão “Gerir”.

Aqui vai encontrar listas que lhe permitem apagar apps às quais não tem acedido ou ficheiros que não tem usado, podendo mover fotos e vídeos, por exemplo, do disco rígido para a cloud. Vão-lhe ser feitas recomendações acerca de ficheiros aos quais não acede há algum tempo e que, por isso, deve apagar.

Se após apagar os ficheiros que este assistente lhe sugeriu ainda precisar de mais espaço livre, experimente apagar ficheiros manualmente.

2. Apagar ficheiros manualmente

Para fazer uma limpeza manual, comece pela pasta de “Descargas” e “Aplicações” através do modo de visualização “Todos os Ficheiros”. Para aceder a cada uma destas pastas, abra uma janela do “Finder” e depois selecione a opção de visualizar as pastas por listas.

Depois, escolha a opção de ordenar os ficheiros por tamanho. Assim vai conseguir perceber, com uma visualização mais ampla dos ficheiros, quais são aqueles que estão a ocupar mais espaço.

Também pode ordenar os ficheiros por tipo. Isto pode ser útil caso saiba que tem muitas fotografias e/ou vídeos que lhe estão a ocupar bastante espaço.

Por fim, pode ainda organizar os ficheiros por data da última abertura. Assim vai conseguir saber quais são os ficheiros nos quais já não toca há bastante tempo e que, por isso, são descartáveis.

3. Outras dicas

Se tiver um iPhone ou iPad é provável que tenha backups de dispositivos antigos que já não usa: apague-os (vá às preferências do iTunes e clique em “Dispositivos”).

Outra forma de obter mais espaço e acelerar o PC é apagar o histórico do browser: abra o browser, vá a “Preferências” e apague o histórico.

Depois de executar todas estas tarefas e esvaziar a caixa de lixo, deve reiniciar o computador.

Veja também:

Ana Duarte Ana Duarte

Jornalista e gestora de comunicação no projeto Patient Innovation, Ana Duarte é mestre em Ciências da Comunicação, pela Universidade do Porto. A sua paixão pela escrita começou cedo, quando aprendeu a escrever e começou a criar os seus próprios jornais. Interessa-se por tecnologia, desporto, cinema e literatura.