Mónica Carvalho
Mónica Carvalho
02 Jul, 2023 - 22:00

Descubra como afastar formigas e moscas da cozinha

Mónica Carvalho

Tem bichinhos indesejados em casa? Descubra como afastar formigas e moscas da cozinha de uma vez por todas.

como afastar formigas e moscas da cozinha

Os animais são nossos amigos e todos fazem parte da natureza, mas ninguém gosta de ver a casa invadida por insetos, sobretudo nas áreas de armazenamento e confeção dos alimentos. Por isso, saber como afastar formigas e moscas da cozinha de forma eficaz é algo a ter em consideração.

Não pense que tal acontece porque tem um problema em casa. Afinal, a presença destes bichinhos acaba por ser algo comum a todas as casas, visto que os aromas e as propriedades açucaradas dos alimentos são, muitas vezes, um fator atrativo para esses animais entrarem nos nossos armários e gavetas sem pedir licença.

Para prevenir e resolver o problema quando este acontecer, fique a saber connosco como afastar formigas e moscas da cozinha definitivamente.

Vamos começar?

Como afastar formigas e moscas da cozinha

Os produtos certos

moscas na fruta
1

Inseticidas caseiros

Se preferir optar por este tipo de produtos para eliminar convidados indesejados na sua casa, então, há um truque a reter: os cheiros fortes, seja de condimentos, seja de plantas, habitualmente, funcionam muito bem como repelentes de formigas e moscas. Para afastar insetos indesejados da sua cozinha pode recorrer às seguintes mezinhas caseiras:

  • Cravo da índia e limão – espete cravos em gomos de limão. A conjugação dos cheiros destes dois ingredientes funciona como um sinal químico negativo que afasta alguns insetos;
  • Água, álcool e cravo da índia – o cravo também é um ótimo repelente de insetos se misturado com água e álcool, pois o álcool vai intensificar ainda mais o odor do cravo. Misture 145ml de álcool, 50ml de água e 5gr de cravo, deixe apurar durante 3 dias e, de seguida, utilize essa mesma mistura para limpar a banca, depois de já ter cozinhado;
  • Água, álcool e arruda – como alternativa ao cravo, pode ainda utilizar a arruda, especialmente se pretender afastar moscas. Siga as dosagens da solução anterior e, caso não tenha arruda, substitua-a por especiarias como a pimenta ou a canela;
  • Louro, eucalipto, manjericão – num pequeno saco de pano, de preferência com pequenos buraquinhos, coloque folhas de louro, manjericão e eucalipto. Distribua estes sacos pelos armários e gavetas, para garantir que as formigas não se aproximam.
2

Inseticidas industriais

Ecodoo – inseticida em spray

  • Produto indicado para o combate de insetos voadores e rastejantes
  • Preço: 12.30€

Combo – inseticida bio

O que atrai os insetos para casa?

O verão traz muitas coisas boas, mas também tem o seu lado desagradável. E, sem dúvida, que os insetos são um dos problemas que facilmente gostaríamos de evitar.

O clima quente e húmido faz com que estes inconvenientes visitantes saiam das suas tocas naturais e procurem novos locais de repouso e as nossas cozinhas são um alojamento bastante apelativo, principalmente zonas de grande humidade e com vegetação.

Como se isto já não fosse negativo o suficiente, os teimosos bichinhos ainda têm a capacidade de se esconderem, por vezes, em locais improváveis e se reproduzirem.  

Há formas de se prevenir, nomeadamente, evitando a acumulação de lixo e resíduos orgânicos ao redor da casa, no caso de haver um espaço exterior e mesmo dentro da própria casa. Este detalhe é de extrema importância para afastar formigas e moscas da cozinha, de todos os utensílios, acessórios e, acima de tudo, da comida.

Esta conjugação de fatores revela-se como o banquete perfeito para que formigas e moscas, entre outros insetos, façam uma verdadeira festa na sua casa e cabe-lhe a si limpar os estragos. Por isso, a prevenção é mesmo o melhor remédio, neste caso.

Como prevenir o aparecimento de formigas e moscas?

Perceber o modo de funcionamento dos insetos que mais frequentemente nos invadem a casa ajuda a compreender o que devemos fazer para evitar a sua presença. Tome nota!

Mosca

Este inseto voador deposita os ovos em fezes ou material em decomposição. Aí, as larvas desenvolvem-se, até crescerem e assumirem aquele local como casa (sim, a sua casa).

Como evitar: alimentos como carne, fruta, legume, verdura e outros frescos devem ficar no frigorífico ou congelador, guardados em recipientes. Assim, as moscas não pousam nos alimentos nem os assumem como seus.  

Mosquito

Este é provavelmente o inseto que melhor de adaptou ao ambiente urbano e contemporâneo. Afinal, as grandes cidades trazem muito do que estes bichos gostam: águas paradas, temperaturas elevadas e muito sangue disponível (sim, o seu).

Aquelas picadas na pele podem ser bastante incómodas e perigosas: a picada de mosquito pode trazer doenças indesejadas, como dengue, zika ou febre amarela, ainda que sejam mais específicas em determinadas partes do planeta.

Como evitar: não mantenha nenhum reservatório de água parada em casa, faça a higienização dos pratos das plantas, limpe as calhas dos esgotos e tubos de água e, para evitar que entrem dentro de casa, pode recorrer a redes mosquiteiras e à aplicação de protetor na pele.

Formiga

Pelas suas características de organização, dificilmente encontrará uma formiga sozinha. Antes verá uma fila delas, o que torna ainda mais difícil eliminar esta praga. E deve mesmo fazê-lo por muito divertido que seja o cenário: estima-se que cada formiga possa transportar 14 tipos de bactérias, pelo que este inseto pode ser o grande culpado de muitas infeções nos humanos.

Como evitar: deve ter extremo cuidado com os alimentos abertos, deixados sem vigilância. Até mesmo as migalhas são suficientes para se tornarem num verdadeiro banquete para formigas.

Ainda que estes truques caseiros e inseticidas industriais ajudem no processo, o problema não se irá resolver de vez se não mantiver uma rotina de limpeza regular e eficaz. A cozinha é um dos locais da casa que sujamos com mais frequência, pela contínua utilização e por conter os alimentos que são tão apetecíveis para os bichinhos.

Além disso, em caso de ocorrência significativa ou recorrente de pragas em casa, muito provavelmente estas sugestões não serão suficientes. Por isso, recorra um serviço profissional assim que puder e evite estar a protelar o assunto. Só estará a dar mais tempo para aumentar o grau de dificuldade para resolver este problema.

Veja também