AUMENTe AS sUAS PROBABILIDADES DE ARRANJAR EMPREGO!

Como agir num emprego novo?

Conheça algumas dicas sobre como agir e impressionar no seu emprego novo. 

Como agir num emprego novo?
Porque as primeiras impressões podem ser decisivas, o melhor é entrar com o pé direito.

Se está prestes a iniciar-se num emprego novo, começamos – desde já – por lhe dar os parabéns e desejar boa sorte. Mas como só os nossos votos de sucesso não são suficientes, deixamos-lhe também algumas dicas.


Emprego novo: e agora?

O seu primeiro dia num emprego novo é o primeiro de muitos, mas é também o mais importante, já que todos sabemos que as primeiras impressões influenciam fortemente a opinião dos colegas e chefias. E numa altura em que encontrar um emprego nem sempre é fácil, é fulcral causar uma boa impressão no momento em que entra na empresa. Veja algumas sugestões que o podem ajudar.
FIQUE ATENTO:
Se quer receber mais notícias gratuitas como esta, basta registar-se no E-Konomista. Toda a informação sobre emprego actualizada ao minuto.


1. Faça a sua pesquisa

Informações como: as tarefas habituais da posição que vai ocupar, a missão e os valores da empresa ou o dress code implementado (se existente), são fundamentais para garantir que não comete nenhuma falha logo no primeiro dia. Tente reunir o máximo de informação possível sobre a empresa e a partir daí adapte a sua postura e comportamentos à cultura da empresa. Só aí já entra a ganhar.


2. Relaxe

É certo que os seus recrutadores têm (provavelmente grandes) expectativas criadas em relação a si, mas isso não significa que esperem que saiba ou faça tudo logo no primeiro dia. Portanto, relaxe e use esse primeiro dia para se inteirar de tudo. Com o tempo, o resto virá.


3. Seja pontual

Se quer criar uma boa impressão logo no primeiro dia, esta é a regra principal. É imperativo que chegue a horas e não há desculpa possível para um atraso, por menor que possa ser. Está a iniciar-se num emprego novo, cumprir o seu horário revela interesse, empenho e compromisso. Não falhe.


4. Observe tudo o que se passa à sua volta

Para quem se inicia num emprego novo a adaptação depende muito da capacidade de observar tudo o que o rodeia e de assimilar a informação. Podemos estar a falar de métodos de trabalho ou do ambiente entre colegas, por exemplo. Mas o que interessa reter é que essa observação pode ajudá-lo a perceber a cultura da empresa e a adaptar-se mais rapidamente.


5. Comporte-se como se continuasse a ser entrevistado

Ok. Estamos a exagerar, mas o que queremos dizer é que não deve assumir que por ter sido contratado já faz parte da empresa, até porque a realidade é muito diferente. Sim, passou por um processo de recrutamento e foi o escolhido, mas ainda não fez nada pela empresa – aliás, a única coisa que fez foi dizer que tem algo para dar à empresa. Portanto, trate provar que realmente merece a oportunidade e que é uma mais-valia. Encare os primeiros meses como uma entrevista prolongada e mostre que realmente mereceu ser contratado. Esforce-se, dê o seu melhor e, acima de tudo, não dê o lugar por garantido (porque nada o é). Lembre-se que, pelo menos, numa fase inicial os seus recrutadores vão “estar de olho em si” e que vai estar sob uma avaliação constante. Se tiver consciência disso, mais facilidade terá em mostrar que é merecedor da oportunidade que lhe foi dada.


6. Seja flexível

Uma das características mais apreciadas pelos recrutadores é a capacidade de um colaborador se adaptar a diferentes situações ou tarefas, por isso, não rejeite uma oportunidade só porque não se enquadra nas suas funções ou na sua área profissional. Quanto mais flexível se mostrar, maiores probabilidades terá se subir na carreira.


7. Mostre espírito de equipa

À semelhança do ponto anterior, o espírito de equipa - ou a capacidade de trabalhar em equipa - é muito valorizada pelos recrutadores. E a verdade é que, agora, faz parte de uma equipa e é suposto trabalharem todos juntos. Mostre que está interessado em contribuir para o bom desempenho da equipa e da empresa, ofereça-se para ajudar os seus colegas e aceite a ajuda deles.


Um desafio nas suas mãos

Começar um emprego novo, integrar uma nova equipa e adatar novos métodos de trabalho é sempre um desafio, onde vai ter que lidar com dificuldades, mas também encontrar novas oportunidades. Mantenha-se positivo e motivado, verá que assim, mais do que criar uma boa impressão, cria uma carreira de sucesso.


Veja também: