PLANO DE SAÚDE MEDICARE - 6 mensalidades sem compromisso

Como aliviar o stress em 7 dicas

Num mundo laboral fortemente competitivo, é fundamental saber como aliviar o stress. Aprenda a relaxar o corpo e a mente.

Como aliviar o stress em 7 dicas
Saiba como aliviar o stress de forma simples e eficaz

Como aliviar o stress? Já todos nos questionámos sobre isso, depois de um momento ou dia mais complicado no local de trabalho. A verdade é que, atualmente e para muitas pessoas, emprego e stress andam de mãos dadas. Conseguir descomprimir e recuperar o equilíbrio é uma prioridade. Afinal, a eficiência e a produtividade dependem (e muito) do nosso bem-estar.

A pressão para cumprir prazos e objectivos é uma constante. O stress faz parte do quotidiano mas, como em tudo na vida, o que é em demasia, prejudica. Má disposição. Cansaço. Irritabilidade. Nervosismo. Sintomas de quem anda stressado com ou por algum motivo. No escritório, em casa. Os colegas, a família, os amigos. Todos são afectados.


Como aliviar o stress em 7 passos imprescindíveis


Identifique a origem

Ainda que pareça simples e básico, é o primeiro passo. Pare, respire fundo e pense naquilo ou naqueles que o stressam. Tente perceber os motivos dessa reacção e anule-os. Claro que falar é fácil e nem sempre podemos cortar o mal pela raiz. Nesse caso, tente encontrar uma forma de os amenizar e reduzir, assim, os seus efeitos stressantes.


Planeie o dia

Ter uma agenda organizada e orientada é uma preciosa ajuda. Saber o que tem para fazer, com quem, quando e onde vai facilitar o seu trabalho. Poderá evitar atrasos e pressas desnecessárias. Mas atenção: um bom planeamento obriga sempre a algum espaço de manobra para situações inesperadas. Mantenha a calma e tudo se resolve.


Veja o ‘quadro completo’

Quando admira um quadro, afasta-se para poder observar todos os detalhes. A mesma teoria aplica-se quando se depara com uma situação stressante. A tendência é para concentrarmos a atenção nos problemas, pelo que deve dar um passo atrás e ver tudo o que está em redor. Não dê demasiada importância aos pormenores. Veja o todo e não a parte. Não complique.


Nem tudo é preto no branco

Nem sempre tudo é como nós queremos ou imaginamos. E quando isso acontece, a ansiedade e o nervosismo disparam. Saber como aliviar o stress passa muito por se mentalizar de que não pode controlar tudo, nem todos. Aceite que as pessoas têm métodos distintos de trabalho, as reuniões podem ter desfechos diferentes do previsto. Quando mais cedo entender, melhor para si.


Faça pausas ao longo do dia

Quando o stress começar a dar sinal de si, pare o que está a fazer. Levante-se e vá ao exterior respirar ar puro. Ou tome um café e converse com um colega. Faça uns alongamentos e relaxe os músculos. O importante é não deixar o stress acumular-se e assumir o controlo. Pequenas interrupções ao longo do dia vão ajudá-lo a descontrair.


Tenha hobbies

A prática desportiva desempenha um papel muito importante na forma como pode aliviar e, até, prevenir o stress. Mas se não gosta de correr e de saltar, opte pelo ioga, pela meditação, pela jardinagem, pelo crochet, pela caminhada. A oferta é variada. O importante é que dedique algum tempo a si e aproveite esses momentos, em que está sozinho, para relaxar e descontrair.


Cuide de si

Não menos importante é ‘tomar conta de si’. Quando for almoçar, conviva com os seus colegas. Afaste-se do computador e, se possível, do telemóvel. Desligue por uns momentos do trabalho. Mesmo que seja uma refeição ligeira, procure que seja com qualidade. Não abuse do café, porque cafeína em excesso só o vai tornar ainda mais acelerado.

Veja também: