Como alterar a fonte do Android

Sabia que é possível alterar a fonte do Android? Este é um sistema operativo bastante personalizável... e a fonte não escapa às possibilidades.

Como alterar a fonte do Android
Sabia que é possível alterar a fonte do seu telemóvel?

Numa altura em que numa sala é possível encontrar uma dezena de telemóveis iguais ao seu, tudo o que é possível personalizar é bem-vindo. No caso dos Androids é possível alterar muitos elementos visuais, como os ícones, a tela de bloqueia, os sons de notificação… O que muitas pessoas não sabem é que alterar a fonte do Android também é possível. Saiba como.
 

Como alterar a fonte do Android?

A fonte é, em termos leigos, o tipo de letra e para alterar esta característica tem duas opções. Ou recorre a uma aplicação “launcher” ou instala fontes no seu dispositivo.

Na prática os “launchers” servem para personalizar a aparência do seu Android sem que tenha de recorrer a root ou a configurações mais complexas.

Se aceder às Configurações do seu Android e clicar na opção Visor encontrará uma opção “Fonte” e dentro dessa uma opção “Estilo de Fonte”. Na janela que aparecerá no ecrã do seu Android encontra várias fontes nativas – que variam de acordo com os modelos e com a versão do sistema operacional. Pode encontrar aí várias opções de fonte que lhe agradem e pode ainda alterar o tamanho das letras.

Além disso, pode ainda acrescentar alguns tipos de letras ao seu dispositivo sem recorrer a processos mais complexos e apenas introduzindo o seu registo. Nas versões mais atualizadas do sistema operativo Android aparecerá também a opção “Baixar”, onde aparecerão mais fontes. Depois de fazer o seu registo na App Store só tem de escolher o tipo de letra que mais lhe agrada e fazer o download. Essas opções selecionadas passarão a aparecer na lista inicial de fontes disponíveis.

 

Go Launcher



É uma das aplicações mais populares para este efeito e possui uma ferramenta que permite alterar a fonte do Android. Verifica o sistema à procura das fontes e permite usá-las para personalizar o aspeto do dispositivo. Só tem de instalar a aplicação, executá-la e aceder ao menu da aplicação, Go Configurações. Irá aparecer uma janela onde terá de clicar em Fonte e depois em Selecione Fonte. É aqui que pode escolher o tipo de letra – que, infelizmente não poderá ser aplicada a todas as secções do Android.
 

FontFix

Este é um bom exemplo da segunda opção que apresentámos. Esta aplicação instala vários tipos de letra no seu Android, sendo necessária a permissão do super usuário, o root. Caso tenha dúvidas não faltam tutoriais na Internet sobre como fazer root no Android. Assim que vir uma fonte que lhe agrade só tem de clicar em “+” e indicar o diretório onde se encontra armazenado o arquivo da fonte “.ttf”.
 

Hi Font

Esta é outra aplicação disponível para estes processos mais complicados. Aqui pode escolher de entre as opções disponíveis e fazer o seu download. Depois de clicar sobre o botão da fonte que acabou de descarregar terá de reiniciar o seu sistema para que as alterações entrem em vigor.


Veja também: