Margarida Ferreira
Margarida Ferreira
29 Mai, 2014 - 11:53

Como angariar clientes

Margarida Ferreira

Angariar clientes está, inevitavelmente, no topo das prioridades de qualquer empresa. Descubra 6 formas de não só garantir novos clientes, como manter os seus atuais clientes.

Como angariar clientes

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Não há negócios sem clientes. Esta é a lógica mais básica de qualquer relação comercial, e por muito bem estruturado que esteja o seu negócio ele só vai perdurar se, permanentemente, for capaz de gerar mais clientes. Conheça as nossas ideias de como angariar clientes.

6 Formas para angariar clientes

1. Conheça muito bem o seu público-alvo

É o ponto fundamental para qualquer negócio, conhecer o seu público-alvo, saber o que ele procura. Mesmo que já possua uma boa carteira de clientes é fundamental “ir para o terreno” e saber como evoluí o seu cliente, quais são os seus critérios de compra para que o seu serviço ou produto possa ir ao encontro dessas pretensões. Para angariar clientes, nem o negócio tradicional se pode limitar à sua loja, nem o negócio online se limitar a estar em frente a um computador. Por exemplo, compareça em eventos, grupos ou conferências onde o seu público-alvo esteja, normalmente, presente e produza aí a sua pesquisa, aprenda e faça crescer o seu negócio.

2. Procure feedback

Sem se tornar maçador, procure conhecer, periodicamente, o feedback quer dos seus atuais clientes, quer daqueles que optaram por outro produto ou serviço. Por um lado, é importante saber se os seus clientes se mantêm satisfeitos com o seu produto/serviço. Perceber o que o seu atual cliente acha dos nossos produtos e onde poderemos melhorar é uma boa forma de o manter satisfeito. Com isto, não só mantemos o cliente como, possivelmente, ganhamos uma boa fonte de publicidade boca-a-boca. Além disso, conhecer o porquê de um possível cliente ter optado por outro produto ou serviço dá-lhe a possibilidade de entender melhor o seu público-alvo, a sua concorrência e, através disso, melhorar o seu serviço/produto e, consequentemente, angariar mais clientes.

3. Invista na sua rede de contactos

As redes sociais fazem parte do quotidiano de todos e já não há como evitá-las. Faça cada vez mais amigos e contactos. Expanda a sua rede de contactos. É também, relevante investir na imagem do seu produto/serviço e essa é uma boa forma de o fazer. Contacte amigos e saiba se conhecem potenciais clientes. Deve ainda, pessoalmente, dar a conhecer o seu negócio em contactos diário que tenha, sendo importante, nestes casos, que o consiga fazer (explicar o seu negócio) em menos de um minuto com palavras-chave do mesmo. Será fulcral para que o seu serviço ou negócio fique na memória.

4. Opte por múltiplas iniciativas publicitárias

Muitas vezes poderá ser mais rentável, não só economicamente como em resultados práticos da publicidade, apostar em múltiplas iniciativas publicitárias, prolongadas ao longo do tempo, em detrimento da “grande publicidade”. Aqui, novamente a internet poderá ser um óptimo aliado, quer pelo potencial de alcance quer pelos custos associados. No entanto, ao fazer múltiplas iniciativas publicitárias é essencial manter uma identidade para que os potenciais clientes não dispersem. Por outro lado, não deve cansá-lo. A criatividade das mesmas é a chave.

5. Escolha o timing certo para a abordagem

Qualquer serviço ou produto tem, habitualmente, épocas em que são mais procurados e, claro está, o empresário deve estar bem ciente dele. Então este será o timing certo de abordagem a potenciais novos clientes com, por exemplo, alguma iniciativa publicitária (um anúncio, email marketing, brindes publicitários, etc.).

6. Promova parcerias

Aproveite os seus fornecedores, associações ou outras empresas com possíveis clientes análogos, para criar parcerias que possam ser benéficas para ambas as partes. Pode ser uma boa forma de se dar a conhecer e angariar clientes.
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