Como apagar ficheiros definitivamente

Aprenda a apagar ficheiros definitivamente para que nem os programas de recuperação os consigam… recuperar.

Como apagar ficheiros definitivamente
Alguém pediu uma limpeza completa?

Eliminou um ficheiro do computador? “Esvaziou a reciclagem” de forma a que o ficheiro fosse apagado para sempre? Se acha que o ficheiro foi mesmo apagado, pode estar redondamente enganado. Há imensos programas de recuperação de ficheiros que conseguem recuperar ficheiros que, supostamente, tinham sido excluídos para sempre. Saiba como apagar ficheiros definitivamente de forma a assegurar-se que aquilo que elimina… é mesmo eliminado.

O que é que acontece quando tenta apagar um ficheiro definitivamente? Ele acaba por ficar, de certa forma, “invisível” para o utilizador do computador. Mas não desaparece definitivamente do seu disco rígido, fica apenas à espera que algum ficheiro novo o substitua. É por isso que existem programas de recuperação de ficheiros, como o Recuva, por exemplo, que conseguem recuperar vários ficheiros e informação que, supostamente, foi eliminada definitivamente.
 

Em discos rígidos normais

Para apagar ficheiros definitivamente do seu computador pode utilizar programas como o File Shredder, o Eraser ou, o nosso favorito, DBAN. De uma forma muito simplista podemos explicar-lhe que estes programas colocam informações novas sobre a informação que você pretende apagar, isto é, vão reescrever informação que não presta para nada no lugar da informação que fica “invisível” e, supostamente, eliminada para sempre.

Uma forma de garantir que consegue apagar ficheiros definitivamente é fazer com que esses programas reescrevam informação cerca de três vezes. Mais já é demasiado e menos… não vale a pena arriscar. Contudo, fique ciente de que “destruir” demora bem mais tempo do que simplesmente “apagar”. Sempre que quiser utilizar algum destes programas, pense sempre que é preciso perder mais tempo do que o normal.

 

Os discos SSD são diferentes

Os discos rígidos SSD são diferentes dos normais. Por isso, os programas que apresentámos anteriormente não servem. Se quiser apagar ficheiros de um SSD basta utilizar o Samsung Magician, o Intel SSD Toolbox ou o SanDisk SSD Toolkit (depende da marca do seu disco rígido SSD). Estes programas estão disponíveis nas páginas oficiais de cada um dos produtores, basta pesquisar.

 

Em último recurso…

Em último recurso pode sempre formatar o seu computador. Esta é a opção ideal para quem pretende vender o computador uma vez que limpa completamente o seu disco rígido. Se deve optar por esta solução? Só em último recurso e apenas se souber o que está a fazer. Porque ao formatar o seu computador pode também eliminar o sistema operativo, isto é, o Windows. Não quer um computador completamente inútil, pois não?


Veja também: