Dicas de decoração: como aplicar o feng shui em casa

Aplicar os princípios de feng shui em casa é mais do que uma tendência: é uma forma de estar na vida. 

Dicas de decoração: como aplicar o feng shui em casa
Energia e harmonia na sua casa

Remodele a sua casa sem olhar a despesasDecorar os vários espaços da sua casa deve ser uma tarefa onde estética, utilidade e identidade se coordenem. Aplicando os princípios do feng shui em casa acrescentar-lhe-á energia e harmonia.


O que é o feng shui?

Feng shui é um termo de origem chinesa e que significa, literalmente, vento e água.  É uma corrente de pensamento que estabelece uma relação entre o yin/yang e o feng/shui, representando todo o conhecimento das forças necessárias para conservar as energias positivas de um determinado local e redirecionar as negativas.


Feng Shui em casa

A nossa casa é o reflexo de nós mesmos, por isso, todas as mudanças que ocorrem em nós acabam por se refletir também na nossa casa. No entanto, o contrário também é verdade: a disposição, organização e decoração da nossa casa - e todas as alterações que lhe podemos fazer - refletem-se no estado de espírito dos seus habitantes.


Feng shui na entrada

Tenha um entrada bastante luminosa, afastando assim as trevas. É bom ter um espelho na entrada, mas deve evitar ter roupa pendurada, ou sapatos, bem como correio e publicidade por ler.


Feng shui na sala

A sala é o local de reunião da família, onde passamos algum tempo, portanto deixe o chi (a energia em movimento) circular livremente, mantendo a sala livre de móveis desnecessários e que obstruam os caminhos. Deve optar por quadros coloridos, fotografias de membros da família e de amigos, bem como plantas (que estejam saudáveis e bem tratadas). Os móveis devem estar livres de pó, bem arrumados e evite ter muitos jornais e revistas, pois absorvem as energias.


Feng shui na cozinha

A cozinha também é um centro importante do nosso lar, onde os vários elementos se misturam. Assim, é benéfico ter plantas entre o lava-loiça e o fogão (caso estejam na mesma banca) para provocar harmonia entre a água é o fogo. Também na cozinha é importante estar tudo limpo e livre de elementos fora de validade. As facas e cantos retos devem ser evitados ou ocultados para não prejudicarem o movimento de energias.


Feng shui no quarto

Este é o espaço da casa dedicado ao descanso e à reposição de energias. Assim, deve evitar elementos ímpares que não promovam o equilíbrio. Pelo contrário, ter duas mesinhas de cabeceira ajuda à estabilidade da relação e do descanso. Evite a desarrumação debaixo da cama, pois também prejudica o movimento do chi. O ar deve circular livremente por todo o quarto, inclusivamente debaixo da cama.

A movimentação natural do chi - no sentido dos ponteiros do relógio - deve ser facilitada em toda a casa, para que as energias positivas abranjam todos os espaços e afastem, redirecionando, as energias negativas. Pronto para dar uma volta à sua casa - e à sua vida?
Decore a sua casa como sempre idealizou, sem complicações financeiras >>
Veja também: