Como aproveitar a época de saldos

A época de saldos é habitualmente uma altura de grande afluência às lojas e centros comerciais. Conheça as datas oficiais dos saldos e algumas dicas para aproveitar a época de saldos.

Como aproveitar a época de saldos
6 Dicas para aproveitar da melhor forma a época de saldos.

A época de saldos é um período sempre ansiado, quer pelos consumidores que desejam encontrar artigos pretendidos a preços mais baixos, quer pelos comerciantes que esperam aumentar as vendas e, ao mesmo tempo, escoar produtos de uma estação já a terminar. Assim, para que os consumidores consigam negócios vantajosos deve conhecer algumas dicas de como aproveitar a época de saldos.
 

6 Dicas de como aproveitar a época de saldos

 

1. Faça uma lista de necessidades e orçamento disponível

Verifique, antes de sair de casa, o que realmente precisa e o orçamento disponível para gastar. Não ultrapasse esses limites em tudo o que lhe parece bom negócio para não perder oportunidades que lhe fazem realmente falta. Não se descontrole, nem ceda a impulsos para não comprometer o seu orçamento familiar.
 

2. Verifique as etiquetas

Todos os produtos devem apresentar, de forma legível e percetível, o preço anterior e o preço atual com desconto ou então a percentagem da redução. Compare os preços para ter a certeza que é um bom negócio.
 

3. Certifique-se, cuidadosamente, do estado da peça 

No meio da confusão habitual dos saldos, muitas vezes, compramos sem verificar o estado da peça (se não tem defeito). Ainda que, nestes casos, a loja seja obrigada a efetuar a troca, evita voltar à loja desnecessariamente.
 

4. Procure ir às compras em alturas de menos confusão

Mesmo na época de saldos existem alturas do dia com menos confusão. Se for possível, aproveite os saldos em dias da semana, na parte da manhã. Assim, poderá escolher com mais calma e ponderação, encontrando as lojas mais arrumadas.
 

5. Experimente sempre as peças

Seja pelo cansaço ou pela confusão, não caia na tentação de comprar uma peça sem a experimentar. Mesmo sendo o seu tamanho habitual pode não lhe servir ou não gostar de se ver com ela. Lembre-se que apesar das lojas normalmente, mesmos nestes casos, efetuarem trocas a isso não são obrigadas. A troca só é obrigatória se o produto apresentar algum defeito e não haja indicação expressa de que a diminuição de preço se deve a defeito.
 

6. Invista nas peças certas

As melhores peças para investir nos saldos são: artigos de qualidade, devido à sua durabilidade e não estarem acessíveis a todas as carteiras fora da época de saldos, artigos intemporais, porque nunca ficam “fora de moda”, artigos específicos para determinadas ocasiões futuras que se aproximem, como casamentos para os quais já foi convidado, e, finalmente, artigos que se vão usar nas próximas estações (neste caso, pesquise as tendências futuras).
 

Datas: Época oficial de saldos

As épocas oficiais de saldos ocorrem, somente, em dois períodos: de 15 de julho a 15 de setembro (denominados saldos de verão) e de 28 de dezembro a 28 de fevereiro (denominados saldos de inverno). Fora destes períodos apenas se podem fazer promoções ou liquidações.
 
Veja também: