PLANO DE SAÚDE MEDICARE - 6 mensalidades sem compromisso

Como as cores afetam o humor

Nos dias de hoje, é importante saber como as cores afectam o humor. Afinal são muitos os estudos que apontam para uma relação directa entre ambos. 

Como as cores afetam o humor
Uma escolha acertada de tons pode revelar-se de grande utilidade

Gosto pessoal, tendências, tempo, local de trabalho. Todas as manhãs, são vários os factores que influenciam a escolha da roupa. Decisões simples mas que acabam por revelar muito mais sobre nós do que poderemos julgar. As cores e a forma como as combinamos passam mensagens subtis a quem nos rodeia, pelo que compreender como as cores afectam o humor é, de facto, relevante.

Se umas tranquilizam e nos deixam felizes, outras estimulam-nos e stressam-nos. Não se esqueça de que são captadas pela visão e que essa informação chega ao cérebro, refletindo as reacções do corpo. Assim, as cores podem de facto influenciar diretamente o seu comportamento e o do seus colegas, traduzindo-se (ou não) num bom ambiente de trabalho e numa maior produtividade. Para que saiba como as cores afectam o humor, revelamos-lhe o significado de algumas.


Como é que as cores afectam o humor?


Cores quentes

Transmitem a sensação de calor porque estão associadas ao sol, ao fogo e ao sangue. Estamos a falar de vermelho, laranja e amarelo. Na prática são cores estimulantes e como tal passam uma mensagem de dinamismo, movimento, boa disposição e energia. Se reparar são usadas com frequência na publicidade e em espaços de socialização.

 

  • Rosa
Por tradição associada às mulheres e ao feminino. Apela à sensualidade e à delicadeza, transmitindo a sensação de fragilidade, sobretudo os tons mais claros. Uma cor jovem e divertida que é preciso saber usar e conjugar. Um ‘look’ integral em rosa é uma má ideia mas pequenos apontamentos nesta cor funcionam bem e são sinal de alguém com bom gosto.

 

  • Laranja
Resulta da mistura de amarelo com vermelho. É uma cor quente associada ao movimento e à espontaneidade. Quem a usa é por norma optimista, com boas capacidades comunicativas. Estimula a criatividade e ‘irradia’ alegria. É, por isso, uma boa aposta para espaços de reunião, onde as pessoas se encontrem para conversar.



Cores frias

Tons que refletem serenidade, tranquilidade e ajudam a relaxar. O que permite uma maior concentração e disponibilidade para a sua mente ‘trabalhar’ sem pressão. São, simultaneamente, uma boa escolha para pintar ou decorar as paredes dos espaços de trabalho e de descanso, devido à sensação implícita de conforto.
 
  • Azul
Simboliza a lealdade e a fidelidade. É a mais fria das cores frias e a mais popular entre homens e mulheres. Segundo o feng shui, ajuda a baixar a pressão arterial e acalma, favorecendo as atividades intelectuais. Os tons mais claros reduzem o stress e a ansiedade. Uma boa cor para vestir numa entrevista de emprego ou para pintar as paredes do escritório, por exemplo.
 
  • Verde
A segunda cor mais popular depois do azul. Associada à natureza e à ecologia, significa esperança, vigor, saúde, crescimento e renovação. É também uma cor calmante que transmite segurança e confiança. Deve ser usada com moderação porque em excesso é sinónimo de arrogância. Use-o em pequenos detalhes para poder sobressair entre os demais.
 
  • Cinza
O equilíbrio está no meio e entre o preto e o branco está o cinza. Simboliza estabilidade, sucesso, formalidade e autoridade. Por alguma razão é a cor predominante nos fatos das chefias e administrações. A sua neutralidade permite que seja conjugado com outras cores com bons resultados estéticos. Evite os tons mais escuros, porque remetem para alguma apatia.
 
  • Branco
Paz, pureza, inocência e verdade estão associadas ao branco. Quando quiser passa uma mensagem de ‘mente aberta’ ou neutralidade aposte nesta cor. Sentir-se-á mais tranquilo e calmo. Funciona muito bem em qualquer ambiente mas se o espaço for totalmente branco devem ser utilizados objetos e acessórios coloridos para evitar a sensação de monotonia.

Veja também: