Como aumentar o vocabulário: 7 dicas infalíveis

Não sabe como aumentar o vocabulário de forma rápida e eficaz? Siga as nossas dicas: não se vai arrepender.

Como aumentar o vocabulário: 7 dicas infalíveis
Siga as nossas dicas e desenvolva as capacidades de interpretação

Quer saber como aumentar o vocabulário de forma simples e eficaz? Sozinho, em família ou com os amigos, existem diversas técnicas que o ajudam a desenvolver o léxico e consequentemente o pensamento crítico, a capacidade de interpretação e até as habilidades de escrita.


Como aumentar o vocabulário: 7 dicas incríveis


1. Leia todos os dias

Este é o ponto de partida para conseguir aumentar o vocabulário rapidamente e sem dores de cabeça. Jornais e revistas e são excelentes opções para descobrir novas palavras que, até então, nunca pensou utilizar numa conversa com familiares e amigos. Mais uma dica: comece por ler as publicações de que mais gosta - de desporto, cultura, saúde ou até mesmo de decoração – dessa forma vai conseguir assimilar a informação de forma ainda mais rápida e eficaz.



2. Ouça Rádio

Experimente ouvir rádio durante as viagens de automóvel. Preste atenção às palavras utilizadas durante os blocos informativos, as reportagens ou as rubricas que vão passando ao longo da emissão. Este hábito vai despertar a sua atenção para temas com que, por norma, não está tão familiarizado.



3. Leia com o seu filho

Sim, é verdade. Pode aumentar o vocabulário ao mesmo tempo que cria laços de proximidade com o seu filho. Este é um excelente hábito que permite criar novas formas de interpretação e ajuda a reter informação a pais e filhos.



4. Ganhe hábitos de leitura diários

Está provado cientificamente que ler todos os dias aumenta as nossas capacidades cognitivas e estimula o bom funcionamento do cérebro ao longo dos anos. Assim sendo, crie novos hábitos e leia todos os dias – podem ser 10 páginas ou um capítulo inteiro – defina os seus objetivos e torne-se um leitor ávido. Dessa forma vai conseguir descobrir novas palavras que depois poderá utilizar no seu dia-a-dia - nem vai acreditar como aumentar o vocabulário pode ser tão fácil.



5. Saiba aproveitar as novas tecnologias

Se não sabe como aumentar o seu vocabulário, nós deixamos uma dica do século XXI: utilize o seu Tablet para ler a partir dos e-books. Se encontrar alguma palavra que desconheça faça uma pesquisa rápida através do dicionário do próprio equipamento. Rapidamente descobrirá o significado da palavra sem ter de perder bastante tempo a fazer uma pesquisa nos motores de busca.



6. Veja filmes e séries

Uma ótima sugestão para quem é fã da sétima arte. Um hábito que vai ajudá-lo a aumentar o vocabulário já que o seu cérebro vai conseguir criar uma relação visual entre as palavras e as situações descritas no filme ou na série. Esta é também uma boa técnica para treinar novas línguas.



7. Esteja atento ao que o rodeia

Sempre que sair de casa tente descrever para si próprio tudo o que o rodeia com o maior detalhe possível. Dessa maneira vai conseguir perceber quais as palavras que estão em “falha” no seu vocabulário.

Veja também: