Como aumentar o sinal Wi-Fi

Como aumentar o sinal Wi-Fi

Apanhe Wi-Fi em qualquer parte da casa

Sabia que é possível aumentar o sinal Wi-Fi? Bastam alguns pequenos truques para aumentar a velocidade ou o alcance. Saiba quais.

Vamos explicar-lhe como aumentar o sinal Wi-Fi. Quantos cabelos já arrancou porque a velocidade da internet era muito lenta? Ou porque queria navegar na internet naquela parte específica da casa e o sinal não chega lá? Estas duas perguntas são pertinentes uma vez que estes são os dois fatores a ter em conta: a velocidade e o alcance. Vamos lá tentar melhorá-los, então.


Para iniciantes


O lugar perfeito

Encontrar o lugar perfeito para o seu router não é fácil. O ideal é coloca-lo num local aberto, alto, sem grandes interferências e, se possível, o mais perto dos locais onde pretende aceder à internet. Não menos importante, tente colocar o seu router no centro da casa. E há maneiras de contornar o facto de estar longe da box ou da linha telefónica!


Livre-se das interferências

Telefones sem-fios, micro-ondas, alarmes de segurança, controlos remotos da televisão… tudo isto pode interferir com o sinal Wi-Fi do seu router e impedir que este chegue com qualidade aos recetores. Há duas coisas a fazer: afastar o router das interferências ou afastar as interferências do router.


Mantenha-se atualizado

Quanto mais atualizado estiver, melhor será para si. Procure manter as drivers do recetor Wi-Fi do seu computador sempre atualizadas. E, se possível, atualize também o firmware do router, Aceda à página de configuração do mesmo e descubra se é possível fazê-lo.


Mude a antena

Sabia que é possível trocar a antena do seu router por outra ainda melhor? Procure saber qual é a força com que a antena atual do seu router transmite. E troque-a por uma melhor. Vai ver que pode fazer toda a diferença. E se não tiver antena no seu router… está na hora de comprar uma!


Compre um repetidor de sinal

Tal como o nome diz, estes aparelhos, que podem ligar-se em qualquer tomada de energia da casa, recebem o sinal Wi-Fi e transmitem-no com a mesma força permitindo melhorar e aumentar o alcance. Experimente que não se vai arrepender.


Para entendidos

Se perceber pouco de computadores estes podem ser passos um pouco complicados, por isso, não tenha vergonha de pedir ajuda a alguém mais entendido.

O canal certo

As interferências não têm de estar necessariamente dentro de casa. Se viver num apartamento, é natural que o sinal Wi-Fi dos seus vizinhos esteja a interferir com o seu. Aceda à página de configuração do seu router e varie o canal de transmissão do seu sinal Wi-Fi. Há onze possíveis, é só experimentar.


Aumente a força de transmissão

Tal como pode trocar o canal pelo qual o sinal Wi-Fi é transmitido também é possível aumentar ou diminuir a força de transmissão do mesmo. Em princípio, é possível transmitir até 70mW. Mas cuidado! Aumentar a força do sinal vai exigir mais do seu router o que pode provocar um sobreaquecimento. Nada como ir aumentando aos poucos.


Veja também: