Como cancelar o cartão de crédito?

Antes de cancelar o cartão de crédito, informe-se sobre a forma de o fazer. Ajudamo-lo também a esclarecer outras dúvidas em relação aos cancelamentos.

Como cancelar o cartão de crédito?
Saiba os passos para cancelar o cartão de crédito

O cancelamento do cartão de crédito pode ser soliciado por vários motivos:
  • Roubo;
  • Extravio;
  • Perda;
  • Motivos pessoais.
 

Como cancelar?

Para saber exactamente como pode proceder ao cancelamento do seu cartão de crédito, siga os passos indicados:
 
1. Entre em contacto com o seu banco ou entidade financeira à qual está associado o seu cartão de crédito. Dependendo de banco para banco o cancelamento pode ser feito via telefone, internet ou presencialmente;
 
2. Se for roubado, entre imediatamente em contacto com a entidade e peça o cancelamento. Nestes casos o bloqueio do cartão terá de ser feito de forma imediata.
 
3. Para cancelar o cartão, é necessário que tenham sido liquidadas todas as dívidas a ele inerentes. Caso contrário, o cancelamento não é feito. Verifique se tem a anuidade e prestações em dia;
 
4. Se ainda tiver dívidas associadas ao seu cartão de crédito, deverá entrar em contacto com o seu gestor de conta de forma a negociar a melhor maneira de regularizar todas as despesas;
 
5. Depois do cartão ser cancelado, destrua-o. É uma forma de salvaguardar que nada possa correr mal.
 

Outras dicas que convém saber

 
1. Se destruir o cartão sem cancelar ele continua activo?
Sim, não basta destruir o cartão. Tem mesmo de o cancelar junto da sua entidade financeira ou bancária para dar o serviço como findo e não ter mais custos associados.
 
2. Se estiver em renegociação da dívida do cartão de crédito, posso cancelá-lo?
Não, o cartão não poderá ser cancelado até ter tudo regularizado. Só em caso de roubo a entidade aciva um mecanismo de bloqueio para que ninguém possa utilizar o seu cartão.
 
       
3. Se debitarem duas vezes a mesma compra, como fazer?
Se por lapso a mesma compra feita com o cartão de crédito tiver sido debitada duas vezes e não tiver sido anulada pelo comerciante, a melhor solução é entrar em contacto com a entidade e comunicar a situação para que a mesma seja resolvida. Faça-o de imediato.
 
4. A entidade bancária ou financeira pode cancelar o meu cartão de crédito?
Sim, as entidades estão aptas a cancelar o cartão de crédito em caso de incumprimento ou uso indevido do cartão.
 
Veja também: