Publicidade:

Saiba como cancelar um seguro automóvel

Quer saber como cancelar um seguro automóvel? Não é tão difícil quanto possa pensar. Explicamos-lhe, passo a passo, como pode fazê-lo.

Saiba como cancelar um seguro automóvel
Tudo o que precisa de saber

Quem tem carro sabe que a lei só permite a respetiva circulação nas estradas portuguesas com o seguro automóvel em dia. Existem diversas razões para trocar de contrato e, por isso, neste artigo explicamos como cancelar um seguro automóvel.

Hoje em dia, é essencial saber escolher um bom seguro automóvel. Existem diversas razões que podem fazê-lo querer trocar de seguradora: preços mais competitivos, serviços extra sem custos associados, etc.

Como cancelar um seguro automóvel


Independentemente das razões, o cancelamento do seguro automóvel deve respeitar alguns trâmites legais: só pode ser feito na data de vencimento do contrato, desde que envie uma carta à seguradora a informar a sua decisão com, pelo menos, 30 dias de antecedência. Fora dessa data, o cancelamento do seguro automóvel só pode ser feito mediante justa causa.

Como cancelar o seguro automóvel: justa causa

Se quer cancelar o seu contrato antes da data de vencimento deverá justificar essa decisão (por justa causa). A venda do carro é uma justa causa e, nesse caso, pode efetuar o cancelamento em qualquer altura. Se já tiver pago a anuidade, terá direito ao estorno do valor dos meses do seguro que não vai usufruir.

Para receber o valor do estorno, o titular do contrato deve apresentar os seguintes documentos:

  • Comprovativo de venda do carro;
  • Postal de anulação que é fornecido pelas seguradoras;
  • Carta verde e o dístico.

Em caso de abate ou de extinção de matrícula, o titular do seguro também tem direito ao estorno.

Como cancelar um seguro automóvel: falta de pagamento

Caso não exista um sistema de débito direto, basta deixar de pagar a anuidade para o seguro automóvel ser automaticamente anulado. O procedimento é idêntico para todas as seguradoras: assim que deixam de receber os pagamentos, o seguro é cancelado de forma automática.

Suspensão do seguro automóvel

Se vendeu o seu carro e está satisfeito com as condições do seu seguro automóvel, pode proceder à suspensão do mesmo. Se pretende comprar um novo veículo, pode pedir a suspensão do seguro e, regra geral, dispõe de 120 dias para registar o novo veículo. Após esse período, a apólice é cancelada.

Leia o seu contrato

Estas são dicas gerais e que podem ser aplicadas em todos os casos, já que seguem as normas estabelecidas no regime de contrato de seguro.

Ainda assim, se quer saber como cancelar um seguro automóvel de forma correta, nada como ler o contrato assinado entre ambas as partes: as condições de cancelamento podem variar consoante as seguradoras e, por isso, é essencial conhecer as especificidades de cada contrato.

Veja também: