Publicidade:

Saiba como cancelar uma transferência bancária

Já se enganou a enviar dinheiro para alguém? Vamos explicar como cancelar uma transferência bancária, porque pode vir a ser útil.

Saiba como cancelar uma transferência bancária
Quando digitar o IBAN, tenha muita atenção para não se enganar

Errar é humano, até quando se trata de assuntos sérios. Se é uma daquelas pessoas a quem tudo acontece, inclusive enganar-se no destinatário de uma transferência bancária, este artigo é para si. Descubra como cancelar uma transferência bancária em caso de se ter enganado a digitar o IBAN do destinatário. Felizmente, é possível rever a situação e, por norma, não é muito complicado.

Como cancelar uma transferência bancária

como-cancelar-uma-transferencia-bancaria

As transferências são procedimentos normais e relativamente frequentes para quem tem conta bancária. Facilitam muito a vida no sentido em que permitem que se envie dinheiro para outra pessoa ou entidade sem termos que nos deslocar. Basta, para isso, optar pelo método de envio e fornecer os dados necessários. O problema é quando nos enganamos a enviar o dinheiro.

Hoje em dia, os métodos mais comuns para se fazer uma transferência bancária são:

  • No multibanco
  • Pela internet
  • Ao balcão

Tenha especial atenção às transferências feitas no balcão, porque são as que têm os custos mais elevados. Ao contrário deste método, pelo multibanco ou através do homebanking este procedimento é quase sempre gratuito, pagando apenas uma taxa quando envia dinheiro para um banco diferente do seu.

Mas voltemos aos equívocos no momento em que fazemos uma transferência bancária. Felizmente, há um sistema que ajuda a prevenir que enviemos dinheiro para a pessoa errada, mas há sempre alguma coisa que pode falhar.

Sistema de segurança nas transferências

como-cancelar-transferencia-bancaria

Há dois métodos que evitam que precise de saber como cancelar uma transferência bancária, no sentido em que servem para tentar que não chegue a ocorrer engano. São eles:

  • Sistema de segurança do IBAN – os dois últimos dígitos do IBAN devem corresponder ao resto do número. Mas podem existir números que correspondam na mesma a um destinatário diferente daquele a quem pretende enviar o dinheiro;
  • Nome do destinatário – no balcão e no multibanco, é-nos dito, ou aparece no ecrã, o nome do destinatário da transferência. No homebanking isto não acontece, por isso é este o meio onde este método de segurança não funciona.

Mesmo com estes dois meios, é possível que a pessoa esteja distraída ou que não conheça bem o nome do destinatário e o erro aconteça na mesma. Então, o que fazer caso o sistema de segurança falhe? Como cancelar uma transferência bancária errada?

Cancelar uma transferência errada se perceber o engano

Para cancelar uma transferência bancária em que tenha dado pelo erro no exato momento em que dá a ordem, deve contactar o seu banco de imediato. Como a transferência não é automática, porque as ordens são enviadas em lotes, pode ser que consiga que a sua ordem não siga, se falar com o banco a tempo.

Cancelar uma transferência errada se não der pelo engano

Neste caso, pode ser mais complicado. Aqui, não se trata de saber como cancelar uma transferência bancária, porque não existe cancelamento. O que existe é uma devolução do dinheiro enviado erradamente.

É preciso entrar em contacto com o seu banco que, por sua vez, entrará em contacto com o destinatário ou o banco do mesmo, caso seja outro. E aí tudo depende da boa vontade da pessoa ou entidade que tenha recebido o dinheiro. Por norma, as pessoas ou entidades devolvem o dinheiro, mas podem recusar-se.

Se a pessoa que recebeu o dinheiro por engano se recusar a devolvê-lo, a alternativa é recorrer à via judicial. É um processo moroso e com custos, mas o mais provável é que o tribunal devolva o dinheiro a quem o peça de volta. O destinatário é obrigado a justificar de onde vem o dinheiro e como não o saberá fazer, é quase certo que consegue recuperar o que é seu.

Veja também: