Publicidade:

Como carregar a bateria do carro: 3 soluções

Conheça as várias formas de carregar a bateria do carro: com os cabos de ligação, com o carro em andamento ou com um carregador de bateria.

Como carregar a bateria do carro: 3 soluções
Descubra mais sobre as técnicas certas

Descubra como carregar a bateria do carro nestes casos. Se o seu carro ficou sem bateria fora de casa tem duas soluções: carregar em andamento ou com cabos de ligação.

Normalmente a bateria do carro tem uma durabilidade aproximada de três a cinco anos, sem que necessite de substituição ou recarga. No entanto, por muito boa que seja a bateria, ela acabará por ficar sem energia ou descarregar, nos casos, por exemplo, em que não liga o veículo por largos períodos de tempo, em que deixa os faróis ou o rádio do carro ligados com o motor desligado, ou quando os veículos ficam estacionados no exterior sob temperaturas muito baixas. Este tipo de situação ou outras com que, mais tarde ou mais cedo, todos somos confrontados, geram imensos transtornos.

Como carregar a bateria do carro em casa

Começamos com o cenário mais “confortável” de todos. Se o nível da bateria do seu automóvel estiver em baixo, basta que tenha em casa um carregador de bateria. Atualmente, existem diversos modelos à venda em lojas da especialidade. O processo é simples:

1. Desligue os cabos da bateria do carro e verifique o nível do líquido. Se for necessário, ateste a bateria com água destilada;

2. De seguida ligue o cabo vermelho do carregador ao terminal positivo da bateria e o cabo preto ao terminal negativo.

3. Depois basta ligar o carregador a uma tomada e deixar o aparelho ligado durante umas horas;

4. Fique atento aos níveis da bateria do seu veículo ao longo de todo o processo: se a leitura no amperímetro do carregador estiver entre 1 e 2 A durante uma hora, isso significa que a bateria já está carregada e pronta a ser usada;

5. Antes de retirar os terminais desligue o carregador da tomada. De seguida volte a ligar os cabos da bateria na ordem correta;

6. Depois de ligar a bateria deve verificar o nível da carga com um hidrómetro de bateria, aparelho que permite medir a densidade do eletrólito. Atenção: se registar uma leitura de pelo menos 1,275 significa que a bateria está totalmente carregada.

Como carregar a bateria do carro com cabos de ligação

como-carregar-bateria-do-carro

Se a bateria do seu carro falhar enquanto está fora de casa, a solução passa pelo respetivo carregamento através dos cabos de ligação (que servem para fazer a ponte elétrica entre a bateria do seu automóvel e do outro veículo). Antes de iniciar este processo de descarga elétrica não se esqueça de consultar o manual de instruções do veículo para saber quais são os procedimentos de segurança de todo este processo.

Ainda assim, verifique sempre se a bateria do carro está limpa e não apresenta fugas. Feita a respetiva verificação deve colocar os carros frente-a-frente, sem se tocarem, e deve desligar a ignição e todos os elementos eletrónicos dos dois automóveis. Depois basta ligar os cabos por esta ordem:

1. Ligue as pontas dos cabos vermelhos aos terminais positivos da bateria descarregada e, só depois, da bateria carregada;

2. Ponha uma ponta do cabo preto no terminal negativo da bateria que funciona;

3. De seguida coloque a outra ponta do cabo preto numa superfície metálica limpa e sem registos de qualquer tipo de corrosão do carro que tem a bateria descarregada (pode ser no motor, por exemplo). Para evitar faíscas e explosões, evite qualquer contacto com o outro terminal negativo;

4. Depois deverá ligar durante alguns minutos o carro com a bateria carregada para carregar a bateria descarregada;

5. Tente ligar o veículo. Quando conseguir, deve tirar os cabos pela ordem inversa à descrita anteriormente.

Como carregar a bateria do carro em andamento

Este procedimento deve ser feito apenas se tiver um veículo de transmissão manual. Se estiver numa descida ou se encontrar quem se prontifique a ser voluntário para empurrar o seu carro deve:

  • Engatar o carro na segunda mudança;
  • Ligar a chave, soltar a embraiagem e acelerar rapidamente com o veículo em andamento.

Assim que a bateria responda, conduza durante algum tempo para garantir que é feito o carregamento total.

Veja também: