Como carregar a bateria do carro

Conheças as várias formas de carregar a bateria do carro: com os cabos de ligação, com o carro em andamento ou com um carregador de bateria.

Como carregar a bateria do carro
Três formas de carregar a bateria do carro.

Normalmente a bateria do carro tem uma durabilidade aproximada de três a cinco anos, sem que necessite de substituição ou recarga. No entanto, por muito boa que seja a bateria, ela acabará por ficar sem energia ou descarregar nos casos, por exemplo, em que não liga o veículo por largos períodos de tempo, em que deixa os faróis ou o rádio do carro ligados com o motor desligado ou quando os veículos ficam estacionados no exterior sob temperaturas muito baixas. Este tipo de situação ou outras com que, mais tarde ou mais cedo, todos somos confrontados geram imensos transtornos. Saiba como carregar a bateria do carro nestes casos.
 
Se o seu carro ficou sem bateria fora de casa tem duas soluções: carregar em andamento ou com cabos de ligação.
 

Carregar em andamento

Esta é a maneira mais simples, isto se o carro possuir transmissão manual, estiver numa descida ou, caso contrário, se encontrar voluntários para empurrar o seu carro. O método é simples:
  • empurre ou arranje quem lhe empurre o carro;
  • posicione-o na segunda mudança para não desgastar a embraiagem;
  • coloque a chave na posição ligado, solte a embraiagem e acelere rapidamente quando o veículo estiver em andamento.
Depois deverá conduzir algum tempo pois com o andamento a bateria irá carregar. É conveniente, nesse período, desligar todo o equipamento elétrico desnecessário. 
No entanto, se o carro for de marcha automática esse procedimento não deve ser efetuado.
 

Carregar a bateria com os cabos de ligação

Para esta solução, é necessário ter os cabos de ligação e um outro carro para fazer a ponte elétrica entre as duas baterias. A sua (descarregada) e a do outro veículo (carregada). Antes de proceder a essa descarga eléctrica deve consultar o manual de instruções do carro para conhecer os procedimentos de segurança inerentes a este processo. De qualquer forma, verifique se a sua bateria está limpa, sem fugas, assim como os cabos, e se o local possui boa ventilação. A partir daí deve colocar o carro frente-a-frente (sem se tocarem) e desligue a ignição e os elementos eletrónicos de cada um. Depois é ligar os cabos pela seguinte ordem:
1. Ligue cada uma das pontas dos cabos vermelhos aos terminais positivos (+) da bateria descarregada e carregada, por esta ordem;
2. Ponha uma ponta do cabo preto no terminal negativo (-) do carro com a bateria que funciona.
Seguidamente ponha a outra ponta do cabo preto numa superfície metálica limpa e sem corrosão do carro com a bateria descarregada (pode ser no motor). Evite qualquer contacto com o outro terminal negativo. Caso contrário podem ocorrer faíscas ou explosões.
3. O próximo passo é ligar durante alguns minutos o carro com a bateria carregada e esta irá carregar a sua bateria. Depois tente ligar o seu carro. Quando conseguir, retire os cabos pela ordem exatamente inversa à descrita anteriormente.

Finalmente, repita o último passo do carregamento da bateria com o andamento.
 

Carregar a bateria com um carregador

Se o seu carro ficou sem bateria ainda em casa, o melhor é, caso tenha um, usar um carregador de bateria. Este é o método mais eficiente. Esses carregadores podem ser ligados a tomadas normais, são fáceis de usar e não são caros. Além disso, possuem diferentes ritmos de recarregamento e podem-lhe poupar alguns euros na compra de uma bateria nova.
 
Veja também: