PLANO DE SAÚDE MEDICARE - 6 mensalidades sem compromisso

O que é febre e como combater: 5 dicas

Febre alta, febre baixa, quais os seus sintomas e algumas dicas para a combater. Tudo neste artigo do E-Konomista!

O que é febre e como combater: 5 dicas
Dicas para baixar a temperatura

A febre não é uma doença: é um sintoma! A febre é um dos sinais clínicos mais comuns no ser humano e caracteriza-se por uma elevação acima da média da temperatura corporal. É um sinal de alerta de que algo no nosso corpo não está bem.

O corpo humano apresenta uma temperatura normal entre 36 e 37,5ºC, sendo que a mesma varia de pessoa para pessoa e de acordo com a altura do dia (mais baixa de manhã e mais elevada ao final do dia). Existem pessoas, por exemplo, que apresentando uma temperatura de 37,5 já manifestam um grande mau estar e dores no corpo. No entanto, outras pessoas podem registar a mesma temperatura sem que se sintam minimamente febris.

Chamamos febre a partir do momento que a temperatura corporal se eleva acima da média da pessoa. No entanto, como muitas vezes não existe um histórico com a média de temperaturas de cada um, são utilizados alguns valores “standard”, que variam consoante o local em que a medimos:

  • ​Temperatura medida na axila – normal até aos 37,2ºC;
  • Temperatura medida na boca  – normal até aos 37,5ºC;
  • Temperatura medida no ouvido – normal até aos 37,5ºC;
  • Temperatura medida no ânus – normal até aos 38ºC.

Temperaturas entre os 37,2ºC e os 37,8ºC são as chamadas febrícolas, que muitas vezes não apresentam qualquer significado clínico (podem ocorrer, por exemplo, no período de ovulação das mulheres, após exercício físico intenso ou apenas pelo facto de estarmos num local extremamente quente).

 

Sintomas associados à febre

É muito raro a febre aparecer de forma isolada. Traz geralmente consigo sintomas como o aumento da frequência cardíaca e respiratória, calafrios, suores, mal-estar, perda do apetite, prostração, dor de cabeça e dores pelo corpo.

Existem alguns casos em que elevadas temperaturas podem até causar delírios (sobretudo em pessoas mais idosas) e, nos bebés e crianças pequenas, podem observar-se convulsões.

 

5 dicas para baixar a febre

A forma geralmente mais utilizada para baixar a febre é através do recurso a medicamentos. O paracetamol será o medicamento mais receitado para que a febre fique controlada. No entanto, existem algumas dicas que podem ajudar a evitar a subida da temperatura:


1. Compressas frias

Aplicadas no tronco e nos membros  ajufam a baixar alguns graus.


2. Boa alimentação

Aposte em alimentos de fácil digestão, para que o organismo não queime muita energia tentando digerir a comida.


3. Repouso

A febre acelera os batimentos cardíacos, o que provoca maior gasto de energia, daí que o descanso seja muito importante.


4. Banho de água tépida

Não utilize a água totalmente fria; aposte numa temperatura tépida, ela vai ajudá-lo a combater a febre.


5. Hidratação

Beber bastante água é fundamental, pois além de hidratar o corpo, que perde água durante a febre, auxilia na regulação térmica do organismo.

Veja também: