Publicidade:

Como combinar cores de roupas com 9 regras básicas

Quer sair de casa com um look de arrasar, mas não sabe como combinar cores de roupas? A pensar em si preparamos algumas dicas básicas para que consiga fazer um match perfeito.

Como combinar cores de roupas com 9 regras básicas
9 regras básicas e fundamentais

Está farta de tentar produzir-se sem sucesso? Saber como combinar cores de roupas pode ser um grande passo para conseguir dar nas vistas sem grande esforço. E se este é um dos seus grandes problemas, não se preocupe: estamos aqui mesmo para ajudar! Vamos, então, aprender como combinar cores de roupas corretamente?

Como combinar cores de roupas


como combinar cores

Há duas formas que pode usar para combinar as cores: o contraste e a nuance. Tenha por base o círculo cromático, que nada mais é do que uma representação simplificada das cores percebidas pelo olho humano.

O círculo cromático é composto por:

  • cores primárias – azul, vermelho e amarelo;
  • cores secundárias – verde, laranja e violeta;
  • cores terciárias – púrpura, escarlate, índigo, turquesa, verde-limão e dourado.

 

Quanto à forma de associar as cores, o contraste e a nuance, é importante salientar que o contraste de cores é a combinação de duas cores opostas no círculo cromático. Isto faz com que seja mais arriscado combiná-las. Já a nuance é a combinação de cores muito próximas – como, por exemplo, o bege e o cru. Isto tona a escolha um pouco mais segura.
Para combinar as cores da roupa por contraste, basta usar cores complementares. No caso da combinação de cores por nuances, basta buscar no círculo cromático as cores análogas.

 

Saber como combinar cores de roupas não é tão simples quanto parece. Basta uma má escolha e todo o seu look pode ficar a perder. Mas, se seguir algumas destas regras, de certeza que vai acertar na escolha dos tons e vai ser muito mais simples sair de casa super produzida.

9 regras para combinar cores de roupas

  1. Escolha uma cor dominante e faça a seleção das restantes a partir dessa. Desta forma, vai manter o equilíbrio entre as cores.
  2. Evite associar com o mesmo peso mais de três cores diferentes, prefira as nuances.
  3. Se está com um look monocromático, acrescente uma cor complementar para harmonizar.
  4. O preto e o branco podem facilmente ser associados com outras cores, uma vez que não são considerados cores. Isto porque são muito raros na natureza no seu estado puro.
  5. O cinzento, por ser neutro, pode bem ser combinado com muitas outras cores.
  6. Para as partes de baixo prefira as cores mais escuras, pois as cores claras engordam visualmente.
  7. As cores mais claras e mais vivas são perfeitas para a parte de cima, pois iluminam o rosto e a roupa.
  8. Sapatos e acessórios também podem ser coloridos. Por exemplo, se se decidir por um look preto, então aposte nos acessórios para dar graça ao conjunto. Um cinto, os sapatos, ou mesmo a bijuteria e a carteira.

 

 

 

Veja também: