Como começar o seu negócio de sonho?

Se tem um projeto na “gaveta” talvez esteja na hora de o tirar de lá e coloca-lo em prática. Conheça algumas dicas que o vão ajudar a criar o seu negócio de sonho. 
 

Como começar o seu negócio de sonho?
Criar um negócio próprio pode ser a solução para todos os seus problemas.

O que não falta por aí são empreendedores “escondidos”. Falamos de profissionais com grandes ideias de negócio, mas que não as concretizam por falta de capital, por exemplo. No entanto, os primeiros passos podem ser dados por si, só precisa de saber como. Conheça algumas dicas que o podem ajudar a “arrancar” com o seu negócio de sonho.
 

6 Dicas para iniciar o seu negócio

Se tem uma grande ideia de negócio que sabe que tem tudo para dar certo, não deixe que a falta de capital o impeça. Não hoje não vamos falar dos passos a seguir para criar um negócio ou uma empresaVamos sim, dizer-lhe o que fazer colocar o projeto em andamento.
 

1. Trabalhe numa área na qual tenha bons conhecimentos

Pense desta forma. Aventurar-se numa área na qual não tem qualquer conhecimento tem tudo para correr mal. Portanto, das duas uma: ou estuda antes de começar ou opta por trabalhar numa área que já domina. Sendo que se trata do seu negócio, deve conhecê-lo bem e estar pronto para dar resposta a qualquer questão que possa surgir, daí que seja tão importante trabalhar numa área na qual se sinta à vontade, até porque dessa forma elimina gastos relativos a consultoria ou assistência externa.
 
Tome nota:
É empreendedor e procura um escritório equipado com as melhores condições para qualquer profissional? Informe-se aqui sobre as melhores soluções do mercado.

2. Promova o seu negócio

Para um negócio sobreviver e prosperar tem que ser conhecido, por isso trate de divulgar o seu projeto. Fale disso aos seus familiares, amigos e conhecidos e (porque não?!) peça-lhes que o divulguem nas suas redes de contactos. Use email e redes sociais para dar a conhecer o seu negócio. Esta divulgação vai ajudá-lo não só a perceber a aceitação por parte do público, mas também quais os pontos a melhorar. Quantas mais pessoas souberem do seu negócio melhor.
 

3. Controle os gastos

Vai ter imensas despesas, muitas das quais inevitáveis. O segredo aqui passa por tentar controlar os gastos. Faça um exercício mental para perceber onde pode poupar (nem que seja) uns trocos. Já diz o ditado: “grão a grão enche a galinha o papo” e todas as poupanças podem ser úteis.
 

4. Gaste apenas o que tem

Sim, os cartões de crédito dão imenso jeito, mas nesta fase inicial do seu negócio podem ser “a morte do artista”. O mais provável é que depois acumule muitas contas para pagar. Faça as aquisições de material ou equipamentos, de acordo com as possibilidades financeiras do seu negócio.
 

5. Prepare-se para trabalhar muito

Este é o seu negócio e você vai ter que "dar o litro” para que corra bem. Desde as questões legais e mais burocráticas, às questões financeiras ou relacionamento com clientes, tudo vai (e deve) passar por si (ou, pelo menos, também por si). Mas ainda que se possa sentir esgotado, pense que este é o seu negócio de sonho e que já está a concretizá-lo e muita dessa concretização passa por criar uma marca e um nome do mercado de forma a valorizar o seu negócio. Vai ver que o esforço vale a pena.
 

6. Saiba quando pedir ajuda

É certo que para dar os primeiros passos não precisa de ter a conta bancária bem recheada para suportar as despesas do seu negócio, mas em última instância vai precisar de uma “mãozinha”. E nos dias que correm o que não faltam são ferramentas de apoio, basta ver os programas de financiamento nos quais pode obter mentoring e financiamento para projetos inovadores.

 

Dê asas ao seu negócio de sonho

Se está à espera da altura mais oportuna para dar os passos decisivos ou de ter o dinheiro suficiente para iniciar o seu próprio negócio, o mais certo é deixar o projeto fechado na gaveta. Se tem a ideia, sabe o que precisa e o que deve fazer, só precisa de colocar o seu plano em prática. Se ainda assim tem dúvidas não deixe de consultar as nossas dicas para se tornar um empreendedor de sucesso.
 
Como dizia Walt Disney: “Se você pode sonhar, pode fazer.”
Boa sorte!


Veja também: