Como comprar carros penhorados

Guia de como comprar carros penhorados. Saiba os cuidados que deve ter antes de comprar um carro penhorado pelo Fisco.

Como comprar carros penhorados
Tudo o que precisa saber para comprar carros penhorados.

Comprar carros penhorados pelo Fisco pode ser um negócio apetecível, mas existem cuidados a ter antes de o fazer. É importante não cometer erros e perceber se compensa comprar recorrendo aos leilões. Saiba também onde pode consultar os carros disponíveis.
 

6 passos para comprar carros penhorados

 

1. Onde e como consultar os carros disponíveis

Maioritariamente a pesquisa é feita no Portal das Finanças. Existe mesmo uma página específica para esse efeito: Venda Eletrónica - Bens Pehorados. Na consulta do carro penhorado pode-se ainda ver o local, o prazo e as horas para ver o veículo. Em alternativa, pode pesquisar no portal Citius ou fazer a consulta em motores de busca externos ao sistema de vendas. Os carros penhorados podem ainda ser anunciados em jornal.
Os carros, como qualquer outro bem penhorado, podem ser vendidos de 3 maneiras distintas: por carta fechada, por negociação particular ou por leilão.
 

2. Marque visita para ver o veículo

Nunca opte por comprar carros penhorados sem primeiro os observar. Como referimos, para saber quando, onde e até quando o pode fazer basta consultar o Portal das Finanças.

Receba 8 semanas de seguro auto grátis, aqui!

 

3. Apresentar a proposta

Primeiramente terá de registar-se, para poder apresentar a proposta. Será necessário indicar o número de contribuinte e a senha de acesso. Depois tem de colocar o valor da sua proposta e confirmá-la. Não e esqueça de cumprir o prazo para a entrega das propostas.

 

4. Como decorre a venda

Habitualmente, as vendas são efetuadas por propostas em carta fechada. Quando não são entregues propostas ou não se finaliza a venda do bem penhorado, o processo passa a ser feito por intermédio de mediadoras que levam o carro a leilão para que seja vendido. A venda também é efetuada por leilão quando o preço base do veículo for inferior a 4080 euros. Na venda por carta fechada, se houver mais do que um comprador a oferecer o preço mais elevado, há lugar a licitação. Estando apenas presente uma das partes nessa licitação, este pode cobrir as outras propostas. Se nenhum estiver presente, sorteiam-se as propostas iniciais. Outra possibilidade de venda de bens penhorados é através da negociação particular, executada por mediadores autorizados à compra e venda de bens.


 

5. Certifique-se de que é vantajoso comprar o carro em leilão e de que o pode pagar

Lembre-se que as propostas apresentadas podem ser mais elevadas que o preço base, por isso tenha a certeza que vale mesmo a pena comprar o carro penhorado em leilão. Além disso, não se esqueça, se a sua proposta for a vencedora terá de finalizar a compra. No próprio dia da venda, receberá uma guia para depositar a totalidade do preço, ou parte deste. Neste último caso, o valor depositado não deve ser inferior a um terço e a parte restante deverá ser depositada no prazo de 15 dias. 
 

6. Cuidados a ter se estiver interessado em comprar carros penhorados

Deve sempre consultar o processo de leilão do veículo transacionado para, por exemplo, saber se não há base legal para que a penhora possa ser contestada pelo executado. Nunca comprar um carro penhorado sem o ver primeiro. Finalmente, faça uma análise documental para saber se os registos estão atualizados relativamente aos intervenientes no processo.
 
Quer poupar até 250€/ano no seu seguro automóvel? Isto interessa-lhe.

Veja também: