Como comprar no eBay

Seja o que for que precisa, é possível comprar no eBay. Saiba como o fazer e ainda algumas dicas para conseguir bons negócios e alguma poupança.

Como comprar no eBay
Vantagens, desvantagens e dicas.

Tudo o que procura, seja grande ou pequeno, barato ou caro, raridades ou pechinchas, é muito possível que consiga comprar no eBay. É o maior site de leilões do mundo e, quando se trata de variedade, a dimensão importa.
Este é um gigantesco mercado online onde pode comprar coisas de todo o mundo, sem sair de casa. Vai descobrir aquilo que nunca pensou ver à venda a um preço muito em conta! E sem se preocupar com conversões ou taxas de câmbio. Mas há mais! Tome nota.
 

Como é o processo de compra?

1. Se é a sua primeira visita ao eBay, comece por se registar. No cabeçalho da página, clique em "registe-se", coloque o seu primeiro e último nome, o seu email e escolha uma palavra-chave. De seguida, aceite as condições de utilização e avance para o registo. Por fim, aceda à sua caixa de email e clique no link para confirmar o registo. Se já tem conta no eBay, basta inserir o seu email e password.
 
2. Feito o login é só começar a pesquisar pelo artigo que lhe interessa. Para isso, use a caixa de pesquisa no topo da página. Para uma busca mais eficaz, utilize os filtros de acordo com a categoria do produto que procura.
 
3. Agora que encontrou o artigo que tanto desejava, é hora de fazer o melhor negócio possível. Utilize os filtros e ordene os resultados por: preço, preço com portes, estado de utilização ou até pelo item que está mais próximo de si. Pode, ainda, optar por visualizar produtos que estejam a leilão ou pelo negócio directo.
 
4. Encontrou o negócio perfeito? Verifique a reputação do utilizador e confirme se enviam o artigo para Portugal. Depois veja com atenção a reputação do utilizador que está a vender o produto. Por fim, atente nos métodos de pagamento disponibilizados pelo vendedor. Caso seja o Paypal, óptimo: pode pagar com apenas um clique! Se o Paypal não for uma opção, o pagamento por cartão de crédito é a opção mais comum, podendo sempre recorrer ao MBNet.
 
5. Resta indicar a morada de envio, confirmar o pagamento e esperar comodamente que a encomenda chegue a sua casa.
 
FIQUE ATENTO:
Se quer receber mais notícias gratuitas como esta, basta registar-se no E-Konomista. Toda a informação sobre poupança actualizada ao minuto.

Vantagens de comprar no eBay

- Poupa tempo: se antecipadamente preparar uma lista, em meia dúzia de cliques tem as suas compras feitas. Fica com mais tempo para se dedicar ao que mais gosta de fazer.
 
- Poupa combustível: quantas vezes, em busca do presente perfeito ou daquele artigo que tinha mesmo que ter, correu os centros comerciais todos da sua zona num só dia? Está tudo dito, não é?
 
- Poupa energia: a sua! Temos que admitir: uma tarde de compras pode ser uma estafa! Entra na loja, sai da loja, veste roupa, tira roupa, neste centro comercial não tem, vai passar na Baixa, agora vai almoçar, volta a vestir... ufa! Agora, imagine esta correria toda mas no seu sofá.
 
- Compara preços: consegue facilmente comparar os preços dos produtos com alguns cliques. Assim, pode perceber que vendedor lhe oferece o produto ao melhor preço.
 
- Sempre disponível: as lojas online não fecham. Estão disponíveis todos os dias, a todas as horas, o que lhe permite tratar das suas compras ao seu ritmo. 
 
- Evita filas: depende da loja e da altura do ano mas estar numa fila para pagar as compras é coisa para aborrecer. Comprar no eBay não inclui filas.
 
- Privacidade: procura uma lingerie mais atrevida, brinquedos para adultos ou tem simplesmente um gosto diferente e não quer sentir olhares críticos? O eBay oferece-lhe a privacidade que precisa.
 
- Informação: os artigos incluem informação detalhada sobre o modelo, número de série, tamanho, cor, entre outros informações. Além disso, é fácil saber que produtos estão disponíveis ou esgotados.
 

Desvantagens

- Verificar o produto: se é uma daquelas pessoas que precisa de ver para crer, a compra online não é para si. No eBay apenas consegue ler a descrição e ver fotografias de um produto. Há o risco de lhe chegar um produto que não é bem o que estava à espera, contudo, a devolução é sempre uma solução e tem ainda a defesa de atribuir feedback negativo – nenhum vendedor quer isso.
 
- Tempo de trânsito: não tem que esperar, de pé, nas filas mas tem que aguardar que a encomenda chegue a casa. Dependendo da origem pode demorar um mês ou mais.
 
- Garantia: tratando-se de compras em vários pontos do globo, surgindo algum problema após o uso pode ser complicado acionar a garantia já que cada país tem as suas próprias regras.
 
- Fraude: há pessoas desonestas em todo o lado, no eBay também. Se tiver o azar de encontrar um vigarista, pode demorar algum tempo até conseguir o reembolso.  
 

Dicas

1. A melhor forma de se proteger é escolhendo uma forma de pagamento segura. Sempre que possível, opte por pagar com Paypal (se ainda não tem conta, trate disso!) ou, em vez de usar o número real do seu cartão de crédito, crie um MBNet
 
2. Desconfie dos e-mails. Vale para o eBay e para tudo o resto que chegue à sua caixa de correio. Endereços de e-mail são muito fáceis de falsificar, logótipos ainda mais fáceis de obter e os esquemas phishing estão por todo o lado. Assim, duvide de qualquer e-mail que apele à ação (“carregue aqui”, “veja este link”, “clique neste vídeo”).
 
3. Confie no feedback. Ou melhor, não confie em vendedores que não tenham feedback ou que tenham feedback negativo. Pelo sim, pelo não, o seguro morreu de velho. E esteja atento aos comentários dos compradores e a possíveis sinais de alarme. Ninguém é perfeito, por isso, um ou outro comentário negativo será normal, mais do que isso, deve preocupar-se.
 
4. Antes de licitar ou dar ordem de compra confirme todas as especificações do artigo, condições de envio e de devolução. Se tiver dúvidas, coloque-as. Os vendedores costumam responder rapidamente. E esteja atento: se algo lhe parecer bom de mais para ser verdade, é porque não é.
 
5. Se um vendedor o aliciar a fazer o negócio fora da plataforma, recuse e avise imediatamente a equipa do eBay.
 
6. Caso surja algum problema com a sua encomenda, dê oportunidade ao vendedor de resolver a situação. Às vezes, pode dever-se a algum atraso no transporte ou alguma troca involuntária. Regra geral: os vendedores querem os clientes felizes e procuram, a todo o custo, evitar o feedback negativo no eBay.
 
Veja também: